Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES:
APRENDER COM O ÍNDIO.

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços davida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender- e- ensinar.” (p.07).

“[...] Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar ondeela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única pratica e o professor profissional não é o único praticante.” (p.09).

“A educação pode existirlivre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como bem, como trabalho ou como vida.” (p.10).

“Ela ajuda apensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar uns para os outros o saber que os constitui e legitima. Mais ainda, a educação participa do processode produção de crenças e ideias, de qualificações e especializações que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades.” (p.11).QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA

“... Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida. [...] os princípios através dos quais a própria via aprende e ensinaa sobreviver e a evoluir em cada tipo de ser.” (p.13).

“O homem que transforma, com o trabalho e a consciência, partes de natureza em invenções de sua cultura, aprendeu como tempo a transformar partes das trocas feitas no interior desta cultura situações sociais de aprender-ensinar-e-aprender: em educação.” (p.14).

“[...] a educação existesobre tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com seu nome.”(p.16).
tracking img