Um estudo sobre o azeite de oliva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6919 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EUROPEU PROFISSÕES E IDIOMAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UM ESTUDO SOBRE O AZEITE DE OLIVA
 
 
 
 
 
 
 
CARLA LUCIANE COSTA
 
 
 
 
 
 
 
 
CARLA LUCIANE COSTA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um estudo sobre o azeite de oliva
 
 
 
 
 
 
 
Primeiro trabalho pesquisa do 2º Semestre, desenvolvido para o Curso de Chef de Cuisine e Restaurateur, TurmaManhã I.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Curitiba – Setembro/2012
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"O azeite sempre esteve presente na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do camponês e nos solenes templos dos velhos cultos”.
Ditado Português
 

Sumário
 
 
 
 
Introdução

05

1. Objetivo

07

2. Breve história doAzeite de Oliva

07

3. O azeite e a Itália

09

4. O azeite e suas aplicações

15

         4.1 O azeite e a gastronomia

         4.2 Saúde e beleza

         4.3 Os diferentes tipos de azeitonas

         4.4 Processos e tipos de azeites

         4.5 Como comprar e conservar o azeite

15

17

18

19

25

Conclusão

26

Análise crítica ao conteúdo

27Referências

28

Anexos

29

           Anexo I – Receitas

 

​        

Introdução

 

O azeite é um produto alimentar, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. É um clássico da cozinha contemporânea, alimento muito antigo, regular na dieta mediterrânea e, atualmente, muito presente em grande parte das cozinhas. Além de seu sabor e aroma peculiares, o azeitetraz grandes benefícios à saúde.

Apesar de seus mais de 12 mil anos, o azeite nos surpreende a cada dia. Além da alimentação, são muitas e novas as descobertas de seus benefícios para a saúde, longevidade e beleza.

Os atletas da Antiga Grécia massageavam-se regularmente com azeite nos ginásios e arenas, para manter a flexibilidade muscular.

Favorecida por suas condições climáticas, a regiãomediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite.

O azeite de oliva é produzido exclusivamente a partir da azeitona, ou seja, não tem mistura com outros óleos e não pode ser extraído por solventes ou re-esterificação.

O nome "azeite de oliva" não pode ser usado quando este é misturado com outros tipos de óleo. Neste caso, recebe o nome de óleos compostos.

O azeite deoliva é classificado com base em suas características organolépticas (sabor e aroma), analíticas (acidez e outros dados químicos) e pelo processo extrativo, que têm influência na concentração de antioxidantes.
Azeite de Oliva Extra Virgem: prensagem mecânica das azeitonas; sabor e aroma impecáveis,acidez inferior a 1% (os melhores variam entre 0,4 e 0,5%); apresenta maior concentração deantioxidantes que o azeite de oliva refinado; recomendado uso cru em saladas, pães, queijos, receitas que não necessitem de ir ao fogo e para finalizar pratos.
Azeite de Oliva Virgem: prensagem mecânica das azeitonas, mas como é aquecido perde algumas das suas propriedades; sabor e aroma marcantes com acidez entre 1,1 e 2%;

 
 
Azeite de Oliva Refinado: refinação do azeite virgem que apresenta altaacidez e defeitos que são eliminados por este processo.
Azeite de Oliva Puro: é composto por azeite refinado e azeite virgem; como é menos concentrado o seu sabor é suave e o preço bem mais acessível.
Azeites mais leves e doces temperam lindamente saladas, legumes, carnes brancas, doces e sobremesas. Aqueles que possuem sabor mais acentuado, são melhor apreciados em carnes vermelhas, bacalhau,escabeches, cozidos, etc.
1. Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o azeite, sua história, variedades e aplicações culinárias.

 

2. Breve história do azeite de oliva

Não se sabe ao certo quando e como surgiu o azeite de oliva. Supõe-se que a primeira vez que se extraiu o óleo da oliveira selvagem (zambujeiro), como a maioria das invenções, tenha...
tracking img