Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL








MARIA DE SOUZA








AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADORA CURSO PEDAGOGIA












2012/2


1. INTRODUÇÃO


“O homem é aquilo que a educação faz dele.” Kant
A educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformações social.
Ela nos permiteconstruir conhecimento, formar pensamentos e pensadores com um olhar filosófico e religioso, ampliando assim um horizonte de novas oportunidades.
Immanuel Kant, filósofo alemão, em geral considerado o pensador mais influente dos tempos modernos, nasceu em Königsberg, atual Kaliningrado, em 22 de abril de 1724. Não casou nem teve filhos, falecendo em 1804 aos 80 anos.
Para Kant, cabe aeducação formar o caráter moral: “o homem só pode tornar-se homem pela educação”. “Ele é tão somente que a educação fez dele”, ainda “mandamos em primeiro lugar, as crianças à escola, não na intenção de que nela aprenda alguma coisa, mas a fim de que se habitue a observar pontualmente o que se lhes ordena”.
Como os outros vários filósofos, Sócrates, Platão, Aristóteles desenvolveram métodos,teorias para o desenvolvimento e melhor aproveitamento da educação e do conhecimento, e como os outros contribuiu para enriquecer a historia.


2. DESEVOLVIMENTO

O início da história foi a partir do surgimento da escrita. Uma das melhores maneiras de se entender a infância da humanidade é contemplando as sociedades tribais. Tais sociedades são comunais, não acumulativas e de lazer, ouseja, após o gasto de tempo necessário para a sobrevivência do dia o tempo é gasto com funções lúdicas. Ao contrário de nós após suprirem suas necessidades básicas, essas sociedades dedicam seu tempo àquilo que lhes é prazeroso. A educação é difusa, ou seja, todos ensinam a todos, assim a criança aprende o necessário para a sua própria sobrevivência e do grupo. A arte na sociedade tribal étotêmica e decorativa.
A arte totêmica tem função religiosa e busca integrar o mundo material ao espiritual, sobretudo aos seres que garantem a sobrevivência da tribo. No sentido mítico da arte totêmica o indivíduo via a caça como parte daquilo que fortalecerá a si e os seus descendentes. É um tipo de pintura animista. O animismo é a crença que atribui alma própria a plantas, objetos inanimados efenômenos da natureza. Essa arte se complementa com a própria expressão corporal. A arte totêmica representa o ser sagrado que rege todos os aspectos da comunidade, sejam defeitos ou qualidades. Por fim podemos definir a arte da sociedade tribal primitiva como animista, lúdica e libertária.
A Sociedade Ocidental deve muito também à cultura e à civilização dos gregos e romanos.  Muitasforam as contribuições deste modelo civilizatório para o ocidente, e mesmo na atualidade, muito de nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas destra época.
Na antiguidade romana, a educação da criança era de responsabilidade da família, porém, no século II a.C., o pater familias concedeu à mãe os direitos sobre a educação de seus filhos durante a primeira infância,nesse caso, incluía-se as meninas que também aprendiam os primeiros elementos do alfabeto, O Estado imperial romano intervém na educação com o objetivo de formar os seus funcionários. A educação romana sofre uma significativa influência da cultura grega devido o papel desempenhado pelos escravos gregos na educação das crianças romanas.
Na Grécia antiga nem todos eram livres, existindoentão escravos, os quais geralmente eram adquiridos ao serem comprados ou mediante alguma vitória militar na quais pessoas dos territórios perdedores eram escravizadas.  Na Grécia da época de Sócrates (século 3 A.C.) era comum que as famílias tivessem entre seus escravos um tipo especial chamado paidagogos (condutor de crianças).  Este escravo tinha como função tomar conta das crianças, bem como...
tracking img