Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. RESUMO DA OBRA.
O terceiro capitulo faz a abordagem da administração e a responsabilidade social, supõe que a responsabilidade social pode não ser importante pra algumas empresas, objetivando o sucesso econômico, e não o cumprimento de obrigações sociais, e por isso, a empresa deve meramente adequar-se as obrigações sociais mínimas impostas pela legislação vigente. Ha também as que agem deforma adversa, onde a empresa tem como dever destinar recursos econômicos para a realização desses objetivos sociais. Essa distinção de interesses denomina-se Sensibilidade social, medida na qual uma organização reage diante de percepção de suas obrigações sociais, geralmente uma medida de eficácia e eficiência empresarial na realização de ações que cumpram essas obrigações sociais.
Nas ultimasdécadas tem-se observado uma preocupação cada vez maior com as obrigações sociais da empresa, ocasionada pelo crescimento dos movimentos de defesa do meio ambiente e do consumidor, que se voltam para a relação entre a empresa e a sociedade. Declarações de que a empresa deve dedicar parte de seus recursos econômicos a ações que beneficiam a sociedade nem sempre tem sido bem recebidas. Autoresescrevem sobre administração que divergem não só quanto ao nível apropriado da ação social da empresa, mas também quanto a se a empresa tem motivos para destinar qualquer recurso a ações sociais.
No primeiro tópico consta o argumento contra a responsabilidade social, que tem sido articulado amplamente por Milton Friedman. Ele afirma que a tarefa da empresa é maximizar o lucro do acionista(proprietário). Milton sustenta que a empresa que consegue obter lucros beneficia a sociedade pela geração de novos empregos e pagamentos de altos salários que melhoram a vida de seus trabalhadores. Ao possibilitar que concentrem seus recursos em atividades efetivamente empresariais, não em responsabilidade social, esse recursos são utilizados com maior eficiência e eficácia; conclui que desviar os recursosempresariais para obrigações sociais, seria assegurar ineficiência e talvez impor obstáculos fatais à empresa.
No segundo tópico Keith Davis defende a responsabilidade social da empresa. Ele argumenta que a responsabilidade social caminha de mãos dadas com o poder social, e uma vez que a empresa é a força mais poderosa na vida contemporânea, ela tem a obrigação de assumir a responsabilidade socialcorrespondente, logo, a sociedade deve prestar atenção e valorizar os esforços da empresa na área de responsabilidade social. Davis reconhece que os esforços de responsabilidade social da empresa serão dispendiosos, mas sustenta que tais custos podem ser legitimamente repassados aos consumidores na forma de preços mais altos. Os problemas sociais que não esteja diretamente envolvida, pode até serauxiliado pela empresa. Essa obrigação é em favor do bem social geral, pois quando a sociedade melhorar a empresa se beneficiará. Tanto Milton Friedman quanto Keith Davis sustentam que a empresa deve obedecer a lei.
No terceiro tópico explica-se o grau de envolvimento de responsabilidade social da empresa, pela avaliação da eficácia e eficiência da organização em esforços de empreender ações quesatisfaçam as obrigações sociais. pode-se distinguir três abordagens:
A abordagem da Obrigação social supõe que as únicas obrigações de responsabilidade social da empresa são as exigidas por lei. Uma empresa que acredita nessa abordagem dedicará somente os recursos organizacionais necessários para cumprir essas obrigações sociais, mas não empreenderá esforços voluntários.
A abordagem daResponsabilidade social reconhece que a empresa tem responsabilidades econômicas e sociais. As responsabilidades econômicas são o aumento do lucro e do patrimônio dos acionistas. As responsabilidades consistem em lhe dar com os problemas sociais correntes, mas somente até o ponto em que o bem-estar econômico da empresa não é afetado negativamente. Essa abordagem reconhece os grupos de ação social...
tracking img