Jesuitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Algum tempo após a descoberta do Brasil, em meados de 1530, o interesse português nas novas terras baseava-se somente na extração de toda e qualquer riqueza, como pedras preciosas, ouro ou mesmo diamantes. Este tipo de riqueza não foi encontrada de início e os portugueses, então colonos, passaram a extrair o pau-brasil, madeira de extração mais complicada, mas que possuía um corante naturalbenquisto na Europa (JUNIOR & LOPES, 2008).
Segundo Junior & Lopes (2008), para obter êxito nesta extração e até mesmo em investidas futuras pela terra, os portugueses sentiam a necessidade de comunicar-se de forma eficiente com os habitantes naturais do Brasil, os índios, que não possuíam quaisquer características comuns aos portugueses, fossem estas culturais, antropológicas ou sociais.
A fim dealfabetizar os nativos na Língua Portuguesa e, assim, possibilitar o entendimento entre portugueses e índios, ou dominadores e dominados, foram enviados de Portugal padres jesuítas, que deram início ao período das Companhias Jesuíticas (JUNIOR & LOPES, 2008).
A Companhia é composta por membros de uma ordem religiosa sob regras e estatutos próprios. Tem caráter empreendedor e combativo que secomprova desde o momento de sua fundação, em 1540, por Inácio de Loyola, durante o movimento de reação da Igreja Católica contra o Protestantismo. Com o objetivo de conter o movimento protestante, os jesuítas buscaram converter ao catolicismo os povos das regiões em colonização através da educação e de ações missionárias (NETO & MACIEL, 2008).
O primeiro grupo de jesuítas chegou à Colônia Brasileiraem 1549 chefiado pelo Padre Manuel da Nóbrega, que em agosto do mesmo ano fundou a primeira “escola de ler e escrever” brasileira. Manuel da Nóbrega se tornou o primeiro Provincial com a fundação da Província Jesuítica Brasileira em 1553, e teve papel ativo no processo de colonização e catequização dos índios: fundou cinco escolas de instrução elementar (localizadas em Porto Seguro, Ilhéus,Espírito Santo, São Vicente e São Paulo de Piratininga) e três colégios (no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). (NETO & MACIEL, 2008).
Dentro dessas escolas ocorreram as primeiras manifestações cênicas no Brasil cujos textos - obras dos jesuítas - se preservaram, O teatro foi, então, usado como instrumento de catequese. Os colonizadores portugueses haviam trazido da Metrópole o hábito dasrepresentações, mas estas não se ajustavam aos preceitos religiosos, levando Nóbrega a incumbir ao Padre José Anchieta (1534-1597) a encenação de um Auto. (MAGALDI, 2004). A ferramenta usada por Anchieta era a dramaturgia, e seu teatro não tinha características de improvisação, mas também não era programado para acontecer. O processo de catequização acontece ao longo do tempo como pretexto para fazer uma peça deteatro com características heterogêneas do texto. Não se aplica o que foi escrito por várias mãos, pois se trata de uma dramaturgia própria da época da catequização. Ela não é apenas lírica ou narrativa: as diferenças são características dos elementos constitutivos desse tipo de dramaturgia (MAGALDI, 2004).
Os vários autos, desiguais na forma e no resultado cênico, parecem uma aplicadacomposição didática de quem tinha um dever superior a cumprir: levar a fé e os mandamentos religiosos à audiência, num veículo ameno e agradável, diferente da prédica seca dos sermões. Acresce que os índios eram sensíveis à música e à dança, e a mistura das várias artes atuava sobre o espectador com vigoroso impacto. A missão catequética dos autos se cumpria assim facilmente. (MAGALDI, 2004).
O motivoformal para a chegada dos jesuítas à Colônia Brasileira foi a catequização. Porém, isto resultou em um projeto de grandes mudanças na cultura indígena, pois a Coroa tinha o objetivo de enquadrá-la aos modelos sociais e culturais da Europa do século XVI, e apenas se preocupava em transmitir as técnicas de escrita e leitura aos índios. (JUNIOR & LOPES, 2008; NETO & MACIEL, 2008).
Uma das...
tracking img