Jesuitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO DOS JESUÍTAS
 
A Companhia de Jesus foi fundada pelo militar Ignácio de Loyola, em 1534. Os jesuítas foram organizados como “soldados de Cristo”, com a incumbência de atuar fora daEuropa, nas colônias da Ásia, da África e das Américas, através de um extenso trabalho de catequese, sempre tentando incorporar novas almas à Igreja de Roma. O trabalho dos jesuítas era de facilitar adominação das colônias pelas metrópoles, mediante uma atuação evangelizadora e, ao mesmo tempo, não permitir que as idéias protestantes se proliferassem nas Colônias.

Os jesuítas foram chegando noBrasil em 1549, com o padre Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. A primeira tarefa realizado pelos jesuítas seria a proteção dos índios.

Nos primórdios da colonização do Brasil, a falta de mão de obrana lavoura e na construção das cidades obrigava os colonos a escravizar os índios. O objetivo das Missões era o oposto, queriam catequizar e conquistar pacificamente a simpatia da população indígena.A primeira tarefa dos jesuítas consistia na proteção dos índios, em aldeamentos onde promoviam a conversão dos adultos, alfabetização das crianças, o treinamento para o trabalho e até mesmo para adefesa do aldeamento.
A Companhia de Jesus tornou-se auto-sustentável através da administração de grandes propriedades, onde ao lado da catequização e do ensino, utilizava-se da própria mão-de-obraindígena para a sua sustentação econômica. Os jesuítas não escravizavam os índios, mas, através da educação e da catequese, onde aprendiam o valor do trabalho, acabavam por fazer os índios colaborarempacificamente.
Os jesuítas, no Brasil, fizeram da educação um agente eficiente da colonização, dando os primeiros passos para a criação de uma unidade nacional. Foram eles os criadores dos primeiroscolégios, quanto à didática dos jesuítas, o ensino era dividido em duas séries: a inferior, com duração de seis anos, dedicada ao estudo da Retórica, Humanidades e Gramática; e a superior, com...
tracking img