Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Sociologia, Introdução à Ciência da Sociedade.  3ª Edição /
Autor (a):
Cristina Costa / Editora: Moderna
Resumo do Livro -

Globalização, pós-modernidade, minorias, inclusão social, nacionalismo, localismo,regionalismo, tecnologias, desenvolvimento, democracia são alguns são alguns dos temas que norteiam asquestões do mundo contemporâneo, exigido reflexão daqueles que enfrentam osdesafios da atualidade. Trata-sede uma nova ordem soacial que abala as instituições polílticas e econômicas, altera valores, realinha territórios,estabelece novos pactos fazendo emergir novas alianças e sociabiblidades. O campo científico se reorganiza,procurando dar conta desses fenômenos com a amergência de novos paradigmas explicativos para esse mundoem transformação. A Sociologia, ciência que estudaa civilização humana em seus aspectos individuais e coletivos,de forma crítica e transformadora, atualiza-se também, de modo a contribuir para a compreensão dos conflitosque abalam a sociedade. Novos conceitos e modelos explicativos se apresentam ás ciências humanas e, emespecial, à ciências da sociedade na busca por explicaçoes que possibilitem o entendimento e a ação humanaconsciente eresponsável. Esta obra trata-se da análise crítica e histórica do pensamento sociológico desde seusprimordios até a atualidade, a partir de uma perspectiva contemporânea, buscando tornar sociedade do terceiromilênio mais compreensível aos que nela se inserem e atuam.

2 Os fatos Sociais
Fatos sociais são fenômenos que possuem as seguintes características:
O objetivo da Sociologia deve ser o estudo dosfatos sociais, que são “maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe imporem”. As regras...p.31 a. Coerção Social
Os fatos sociais exercem sobre os indivíduos uma força, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas.
Ex.: idiomas, normas familiares,códigos de leis .
Vale lembrar que a coerção social não precisa ser algo imposto a contragosto. As regras morais, por exemplo, aparecem como “coisas agradáveis de que gostamos e que desejamos espontaneamente”. A coerção implica uma noção de dever e podem ser, ao mesmo tempo, desejável
b. Exterioridade
Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de suaadesão consciente.
As regras sociais, os costumes, as leis, já existiam antes do nascimento das pessoas, são portanto exteriores a eles, mas impostos por mecanismos de coerção social.
c. Generalidade
É social o fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
Ex.: O uso de talheres nas refeições, o respeito as leis e tradições.
Solidariedade Mecânica eorgânica
Mas o que faz as pessoas quererem viver em sociedade? Ou por que ela simplesmente não se dissolve com o tempo?
Que força está por trás gerando coesão e cooperação entre os indivíduos em diferentes sociedades?
Isso está no centro de uma outra idéia importante de Durkheim:
Solidariedade mecânica
É quando dentro de um grupo existe um espaço relativamente pequeno para as diferenças individuais.Existe assim uma pequena diferenciação individual e uma forte cobrança por adesão e uniformidade social. O grupo pode ser formado em torno de uma família, religião, tradição ou costumes, permanecendo em geral com uma pequena divisão do trabalho social.
Ex.: sociedades pré-capitalistas como a Europa rural da Idade Média
Onde a solidariedade social é forte, a consciência coletiva exerce todo seupoder de coerção sobre os indivíduos. O que mantém o grupo unido é a homogeneidade.
É aquela típica das sociedades capitalistas, onde, através da acelerada divisão do trabalho, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições e ou das relações sociais estreitas.
Solidariedade orgânica
O que mantém o grupo unido...
tracking img