Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 343 (85531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EditarAnexarImpressão
r1 - 24 Apr 2006 - 10:54:30 - SergioFugiokaVocê está aqui: TWiki > [pic] Web GrupoLinux  > AdministacaoDeRedesLinux

Parte superior do formulário
tutoriais_linux 1 [pic], [pic][pic][pic], create new tag
Parte inferior do formulário

Visão Geral de Redes TCP/IP


Este capítulo é uma introdução aos conceitos do protocolo TCP/IP, tal como números IP, portas TCP,serviços, roteamento, etc.

[pic]

Introdução


TCP/IP

O protocolo TCP/IP foi originado da rede ARPANET, que foi criada como uma rede de pesquisa criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pouco a pouco, centenas de universidades e repartições públicas foram sendo a ela conectadas através de linhas telefônicas privadas, resultando à atual rede mundial de computadores, aInternet.

O objetivo do TCP/IP era conectar várias redes locais, por isso o nome Internet, ou seja, inter-redes ou entre-redes. De vários anos de trabalho de pesquisa, surgiu o modelo de referência TCP/IP, graças ao seus dois principais protocolos: o TCP, que significa Protocolo de Controle de Transporte; e o IP que significa Protocolo Internet.

Na verdade, o acrônimo TCP/IP refere-se a uma grandefamília de protocolos que funciona em conjunto para permitir uma comunicação completa. Veremos mais adiante, que o conjunto de protocolos TCP/IP além de englobar os protocolos TCP e IP, também engloba outros protocolos, tais como o ICMP (Internet Control Message Protocol) e o DNS (Domain Name Service), que permite a troca de mensagens de controle e a tradução de nomes (www.sistemasabertos.com.br)em endereços numéricos (200.193.79.1), respectivamente.

O projeto TCP/IP teve sua origem por volta de 1969, porém, esta rede tornou-se operacional somente a partir de 1975 quando sua funcionalidade já estava comprovada. Por volta de 1983, o novo modelo de referência TCP/IP estava completamente padronizado e disponível publicamente, permitindo sua rápida popularização. O sucesso foi tão grandeque hoje o protocolo TCP/IP está totalmente disseminado tanto na Internet quanto nas redes locais privadas. O TCP/IP tornou-se praticamente uma "língua" (protocolo) universal das redes de computadores.

Conceitos básicos

&&ilustrar cliente, servidor, roteador ou gateway e firewall?&&

Todo computador em uma rede TCP/IP é denominado hospedeiro [host]. Para entender melhor uma rede, énecessário saber classificar cada host que a compõe, onde cada um desenvolve tarefas variadas. Através das funções de cada hospedeiro, é que podemos classificá-los nas seguintes denominações: servidor, cliente, roteador ou gateway e firewall.

A característica primordial que determina a classificação de um hospedeiro em servidor está no fato de que o mesmo deve possuir serviços que aguardam solicitaçõesvindas de outros hospedeiros, de forma a responder com algum dado. Por exemplo, um servidor Web retornará o conteúdo de uma página Web quando algum cliente requisitá-lo.

[pic]
Fig. 1 - Ilustração Cliente/Servidor.

Um cliente solicita determinados serviços ao servidor. Por exemplo, um cliente poderia estar executando um editor de texto e enviar uma solicitação para que um servidor deimpressão imprima seu texto.

Um roteador tem a função de repassar pacotes de uma rede para outra através da checagem dos endereços de destino. Dentro desta funcionalidade o roteador funciona como uma ligação entre uma rede e outra, portanto geralmente utiliza de tecnologias e protocolos diferentes.

[pic]
Fig. 2 - Ilustração de um roteador interligando duas redes.

Um firewall é um computadorconectado a uma rede local e ao mesmo a tempo à uma rede externa. Este tipo de hospedeiro tem a função de filtrar determinados serviços que a rede interna não necessita compartilhar externamente, ou seja, o firewall pode permitir ou negar determinados serviços para uma rede externa.

[pic]
Fig. 3 - Ilustração de um firewall filtrando uma rede interna.

Por exemplo, pode existir firewall...
tracking img