Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa realizada sobre
César Lombroso (1835-1909)
Acadêmico:
Médico cirurgião e cientista César Lombroso nasceu em Verona na Itália. Formou-se em Medicina na Universidade de Pavia no anode 1858. No ano seguinte na Universidade de Gênova terminou o curso de cirurgia. Com o aperfeiçoamento nos conhecimentos, aproximou-se do pensamento positivista.
Dessa forma, sua pesquisa foirelevante na criminologia e na escola positiva de direito penal, como também é louvável sua dedicação às investigações psiquiátricas e aos estudos sobre uma doença cujo nome é pelagra, doença esta quefez muitas vitimas na Itália.
E, mostrou-se interesse ao estudo da loucura com preocupação iminente na antropologia. Desenvolvendo pesquisas sobre a mente humana, no qual obteve maior contatocom esses casos quando dirigiu o manicômio de na Itália.
Autor de várias obras sobre criminologia, tendo estudo constante no caráter e das funções intelectuais do homem segundo a característicacraniana, assim descreveu sabiamente sobre “o homem delinqüente”. Nessa obra positivista Lombroso era contra o preceito de que o homem poderia exercer o livre arbítrio, dizia, então que, o delinqüenteera controlado por forças que ele mesmo não tinha consciência. Essa corrente foi muito exaltada, em um primeiro momento, mas encontrou resistência principalmente porque essa teoria era criticada pelareligião.
Essa teoria tinha como característica o estudo do criminoso como também o delito, que era o aparecimento de um caráter presente de um de seus ascendentes remotos, tendo comconseqüência a organização física e moral do criminoso.
Uma descrição sobre essa teoria foi encontrada nas pesquisas com crânios de criminosos. Essa suposição tinha uma base o método empírico, que osindivíduos, no qual violava as leis procedia de características semelhantes. Foi constatada então a ousadia e originalidade de Lombroso ao afirmar que o ser humano é incorrigível e irresponsável,...
tracking img