Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01 (Questão 2 do tema 1 – Caderno de Atividades)
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: oproletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.

Resposta: A revolução industrial deu origem a menor classesocial o operariado das fábricas com o avanço da industrialização houve uma fertilização do setor do serviço e da classe média que começou a ocupar os escalões intermediários entre os proprietários eos operários.O avanço também trouxe alta tecnologia e com isso houve substituições de habilidades humanas por dispositivo mecânico como por exemplo: A geração de energia a vapor que tomou lugar degeração de força humana e animal e etc. No entanto houve melhoras nos métodos de trato as matérias primas, com a globalização se modificou a forma de produção e circulação de mercadorias dando umenorme avanço tecnológico , o lado negativo foi que adquiriu também caráter político, cultural e voluntário sempre definindo a sociedade capitalista como a única e possível. A idéia era transformar omundo em uma idéia capitalista.

Questão 02 (QUESTÃO 6 – do tema 2 – Caderno de Atividades)
Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.
Resposta:Xenofobia, que é a fobia a tudo quepertence a outras culturas. Quando não conhecemos um grupo externo, tendemos a formar estereótipos a respeito desse grupo. Determinados estereótipos podem gerar a xenofobia.Etnocentrismo,tendência de que os indivíduos de uma sociedade julgarem a sua própria cultura superior a outras,denominamos de etnocentrismo.
Estereótipo,É a imagem que um grupo partilha deum outro grupo. Muitas vezes são impressões distorcidas das características dos grupos externos. Em outras palavras , o estereótipo é uma imagem distorcida que um grupo tem de um outro grupo social....
tracking img