Estudo do caule

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas.

Enquanto a raiz cresce, normalmente, em direção à terra, no sentido da força gravitacional, o caule, ao contrário,cresce contra a força gravitacional. É por isso que a maioria deles cresce acima do solo.

O caule e suas funções

No interior do caule há um sistema de vasos condutores encarregado do transporte desubstâncias.

A seiva bruta (água e sais minerais) absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas por meio de vasos que se localizam na parte mais central do caule, chamados vasoslenhosos. O conjunto dos vasos lenhosos é chamado de xilema.

A seiva elaborada, líquido que contém os nutrientes produzidos nas folhas durante a fotossíntese, circula em vasos localizados mais naperiferia do caule (vasos liberianos). O conjunto dos vasos liberianos recebe o nome de floema. Essa seiva é transportada pelo caule, via floema, para todos os locais de consumo da planta: raiz, caule,folhas, flores, frutos e sementes.

Os caules também dão sustentação às folhas e as posicionam nas melhores condições para que recebam a luz do Sol. Portanto, as duas funções principais desempenhadaspelo caule referem-se à condução e sustentação.

As partes do caule

Gema apical ou terminal: localiza-se na extremidade do caule ou dos ramos e é formada por células que se reproduzem intensamente,que promovem o crescimento do mesmo. Na gema apical é produzida uma substância que promove o crescimento do caule em altura. Para que uma árvore tenha crescimento lateral, basta podar as pontas dosramos na sua parte superior.

Gema lateral ou axial: originam os brotos, folhas ou flores.

Nó: local de onde partem as folhas ou ramos laterais.

Entrenó ou gomo: local que fica entre dois nóssucessivos.

Diversidade de caules

Existem diferentes tipos de caules. Os mais comuns são os aéreos, mas há também caules subterrâneos e aquáticos.

• Caules aéreos

Tronco: caule bem...
tracking img