Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POSIÇÃO, PAPEL SOCIAL E STATUS
A estrutura social é muitas vezes em algumas teorias apresentada em oposição à organização social. A estrutura social corresponde à estabilidade de uma determinadasociedade capaz de caracterizá-la, onde a estrutura está sujeita às poucas variações circunstanciais. Neste sentido, a estrutura tende a se diferenciar de conjuntura (COSTA, 2005, p. 393).
Oliveira(1998, p. 191) conceitua estrutura social como um "conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo, é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade" (grifo doautor) . O autor ainda ressalta que a estrutura social é o aspecto estático da "organização social".
Segundo Costa (2005, p. 406) "status é o que define numa determinada estrutura social, a posiçãoque cada indivíduo ocupa na hierarquia de papéis sociais estabelecidos" (grifo da autora). O status é comumente chamado de posição social, sendo um elemento comparativo entre os membros de umasociedade, capaz de determinar normas, deveres, direitos e privilégios para seus membros. O status social serve para distinguir os membros de um grupo social, sobrepujando situações de dependência, dominaçãoe subordinação. Oliveira (1998, p. 203) afirma que é pelo status que o indivíduo é classificado e por cuja referência sua conduta é julgada.
O que se pode observar é uma sociedade hierarquizada.Onde permanecem no topo as posições mais privilegiadas socialmente correspondendo seu alto prestígio social desempenhando funções de liderança. Segundo Costa (2005, p. 407):
Alguns status são opcionais,isto é, dependem da concordância ou não do indivíduo em assumir certa posição social, como, por exemplo, a ocupação de determinados cargos públicos. Outros status são atribuídos e independem daescolha individual. Numa família, por exemplo, ocupar a posição de avô independe da vontade de quem ocupa. (grifo da autora)
O papel social configura-se como um conjunto de normas, direitos e deveres...
tracking img