Sociedades empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA – FESAM
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS





JORGE FERNANDES SOUSA
MAURO EDUARDO SOARES DOS SANTOS





SOCIEDADES EMPRESARIAIS














Macapá 2010

MAURO EDUARDO SOARES DOS SANTOS






SOCIEDADES EMPRESARIAIS



Trabalho acadêmico apresentado para apreciação avaliativa da Disciplina Comercial Societário, turmasCTP3P37 e CT4P37, do terceiro turno, do curso de Ciências Contábeis.
Orientador: Professora VALQUIRIA.













Macapá
2010
SUMÁRIO



Introdução 04
1 – Sociedades Empresariais .. 05
1.1 – Tipos de Nome Empresarial 05
1.1.1 – Firma. 05
1.1.2 – Denominação. 05
1.2 – Formação do Nome Empresarial . 05
1.3 – Formação do Nome Empresarial na Sociedade Limitada. 05
2 –Tipos de Sociedades Empresariais. 07
2.1 – Sociedade por Ações . 07
2.2 – Sociedade Offshore. 08
3 – Outros Tipos Societários 10
3.1 – Associações .... 10
3.2 – Fundações ............. 10
3.3 – Cooperativas .... 11
4 – Responsabilidade Patrimonial. 12
4.1 – Responsabilidade Patrimonial dos Sócios . 12
4.2 – Responsabilidade Patrimonial dos Administradores. 13
Considerações Finais 15Bibliografia 16






INTRODUÇÃO

Sociedade Empresarial é um tipo de aglutinação de esforços de diversos agentes, interessados nos lucros que uma atividade econômica complexa, de grande porte, que exige muitos investimentos e diferentes capacitações, promete propiciar. É a que explora uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços,normalmente sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.
Duas são as espécies de sociedades no direito brasileiro: a simples e a empresária. A sociedade simples explora atividades econômicas específicas e sua disciplina jurídica se aplica subsidiariamente à das sociedades empresárias contratuais e às cooperativas.
Sociedade empresarial, por sua vez, é a pessoa jurídica que explora uma empresa.A própria sociedade é titular da atividade econômica. O termo é diferente de sociedade empresarial, que designa uma sociedade de empresários. No caso em questão, a pessoa jurídica é o agente econômico organizador da empresa. É incorreto considerar os integrantes da sociedade empresarial como os titulares da empresa, porque essa qualidade é a da pessoa jurídica, e não de seus membros.
No DireitoSocietário, empresário, para todos os efeitos, é a sociedade, e não seus sócios. Este serão chamados de empreendedores (investem capital e são responsáveis pela concepção e condução do negócio) ou investidores (aquele que contribui apenas com o capital para o desenvolvimento da empresa.
Sociedade empresarial é um conceito mais amplo que sociedade comercial, pois abarca uma das maneiras deorganizar, a partir de investimentos comuns de mais de um agente, a atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços.



1. Sociedade Empresarial
A Sociedade Empresarial tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. Isto é,sociedade empresarial é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que "sociedade empresarial" é a reunião de dois mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividade(s) econômica(s).

1.1 Tipos de Nome Empresarial:
1.1.1Firma: é o nomeutilizado pelo titular da natureza jurídica (empresário), pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria e em comandita simples. Em caráter opcional, pode ser utilizado pelas sociedades por cotas de responsabilidade limitada e em comandita simples;

1.1.2 Denominação: é o nome utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, em caráter opcional, pelas sociedades limitadas e em...
tracking img