Sociedades anonimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 SOCIEDADE ANÔNIMA 4
3 ESPÉCIES DE SOCIEDADES ANÔNIMAS 4
3.1.Capital aberto 4
3.2.Capital Fechado 4
4 CONSTITUIÇÃO DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS 4
5 NOME EMPRESARIAL DA COMPANHIA 5
6 OBJETO SOCIAL 5
7 DIVISÃO DO CAPITAL SOCIAL EM AÇÕES 6
8 AÇÕES 6
8.1.Ações Ordinária ou Comum 6
8.2.Ações Preferenciais 6
8.3.Ações Nominativas 68.4.Ações Escriturais 7
9 VALORES MOBILIÁRIOS 7
10 LIVRE CESSIBILIDADE DAS AÇÕES 7
11 ACIONISTAS 7
11.1.Controlador 8
11.2.Minoritário 8
12 RESPONSABILIDADE LIMITADA DOS ACIONISTAS 9
13 CONCLUSÃO 10


1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada as Sociedades Anônimas e suas principais características.
Dentrodeste contexto apresentaremos como se caracteriza e constitui uma Sociedade Anônima, a diferença entre as sociedades de capital fechado e de capital aberto, além de explicar o que são ações e seus tipos, valores mobiliários, acionista controlador e acionista minoritário, bem como seus direitos.
Contudo, ao fim deste trabalho, poderemos identificar a importância das SociedadesAnônimas no mercado, além de entender como funciona e saber sobre tudo o que envolve a mesma.

2
SOCIEDADE ANÔNIMA
Sociedade anônima é um tipo de sociedade de capital, que visa a obtenção de lucros. Seu capital é dividido em ações, onde cada acionista tem sua responsabilidade de acordo com o valor da emissão de sua ação, sendo ela subscrita ouadquirida.

3 ESPÉCIES DE SOCIEDADES ANÔNIMAS
As Sociedades Anônimas podem ser de dois tipos, de Capital Aberto ou de Capital Fechado.
3.1. Capital aberto
De acordo com a lei, para ser considerada uma S/A de Capital Aberto é preciso que as ações possam ser negociadas nas Bolsas de Valores ou Mercado de Balcão, desdeque registradas na Comissão de Valores de Mercado (CVM), ou seja, quando possui títulos emitidos pela S/A e vende-os na Bolsa ou no Mercado.
3.2. Capital Fechado
São as Sociedades Anônimas que não se encaixam nos requisitos exigidos pelas Sociedades de Capital Aberto, ou seja, possuem numero de acionistas inferior a 20, não tem o patrimônio mínimo exigido pelaCVM para ser de Capital Aberto. Assim sendo, não negocia suas ações na Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão. Para que seja adquirida uma quota de ação, só é possível se um acionista resolver vendê-la.

4 CONSTITUIÇÃO DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS
Para se constituir uma sociedade anônima o capital social deve ser dividido por pelo menos duas pessoas (sócios) comentrada de no mínimo 10% do preço de emissão das ações feito em dinheiro, a não ser que a lei estabeleça um valor inicial maior e feito o depósito no Banco do Brasil ou outro estabelecimento bancário autorizado pela CMV (comissão de valores mobiliários – responsável por ditar as regras para cada tipo de sociedade) da parte do capital, em dinheiro. Este depósito é de responsabilidade do fundador etem que ser feito em até cinco dias, a partir do dia do recebimento desta quantia, em favor da sociedade e em nome do subscritor e esse valor só poderá ser levantado pela sociedade após a inscrição no registro de comércio.
A sociedade se forma simultaneamente ou sucessivamente, sendo simultânea quando os subscritores do capital se reúnem e pela ata da assembleia geral dão por constituída asociedade e sucessiva quando o fundador se responsabiliza pela formação da sociedade em etapas sucessivas.
A subscrição pode ser pública ou particular, sendo permitido somente às companhias abertas serem constituídas por subscrição pública.

5 NOME EMPRESARIAL DA COMPANHIA
A sociedade anônima não pode adotar a firma no seu nome empresarial, apenas pode usar a...
tracking img