Sociedade e cultura inglesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade e Culturas Inglesas II

e-Fólio A

Rui Vieira – Estudante 900030

“Utilitarismo versus Idealismo e a sua influência na Sociedade Inglesa do Seculo XIX”



A Revolução Industrial iniciada ainda no seculo XVIII, provocou profundas alterações na Sociedade Inglesa do seculo XIX.
O processo produtivo antes da Revolução Industrial era maioritariamente artesanal e manual,tendo os trabalhadores o controle de todo o processo produtivo.
A Revolução Industrial trouxe uma nova realidade no mecanismo do aparelho produtivo com o desenvolvimento tecnológico e com o surgimento das primeiras máquinas que substituíam o trabalho manual e artesanal. Os trabalhadores passaram a trabalhar para os donos dessas máquinas, perdendo a autonomia e controle do processo produtivopassando a ser os donos das máquinas ou seja os patrões a ficar com todos os lucros da produção efetuada.
Assim para os patrões, o lucro passou a ser o objetivo primordial relegando o trabalhador como indivíduo para segundo plano, pois muitos trabalhadores trabalhavam com condições muito precárias e por salários muito baixos. Nessa altura surgiram os primeiros liberalistas que defendiam oindividualismo e o capitalismo livres como fator de desenvolvimento da sociedade defendendo que as pessoas pudessem atingir livremente os seus interesses individuais sem ter de se regular por leis governamentais defendendo que quando uma pessoa é livre para atingir o que considera melhor para si, todos irão beneficiar com isso ou seja defendia que os empresários deveriam fazer o que bem entendessem com o seucapital inserido num sistema capitalista e de livre mercado.
Perante tais modificações profundas na sociedade onde por um lado os patrões com a sua sede pelo lucro e os trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho, surgiram várias correntes de pensamento surgiram em oposição a este tipo de corrente ideológica e outras que a apoiavam, tendo estado na génese do surgimento de duascorrentes ideológicas que influenciaram a sociedade inglesa da época: o Utilitarismo e o Idealismo.
O Utilitarismo teve origem em Filósofos e Economistas Ingleses sendo os seus principais expoentes Jeremy Bentham e John Stuart Smith enquanto o Idealismo teve como principais referências o movimento idealista alemão, principalmente filósofos como Kant e Hegel e tendo como principais figuras naInglaterra TH Green, FH Bradley e Bernard Bonsaquet.
Como poderemos constatar a seguir existem muitas diferenças entre as duas correntes filosóficas o que originou que classes diferentes da sociedade se dividissem no apoio a cada uma delas.
A teoria Utilitarista tem como base primordial o bem-estar comum e detrimento do bem-estar individual ou seja a satisfação do coletivo não deverá ser postoem causa pela satisfação individual e rejeitando o egoísmo, maximizando prazer ou a satisfação, em oposição a teoria Idealista que centralizava a sua ideologia no individuo ou seja nas obrigações do indivíduo como membro da sociedade tendo TH Green justificado que o estado só faria sentido se contribuísse para a realização individual das pessoas.
A teoria utilitarista baseava-se ainda nocritério geral da moralidade e de ética e que deveria ser aplicado tanto nas ações individuais como nas decisões políticas, económicas, judiciais e económicas e assentava no conceito da independência entre o pensamento e o objeto em oposição á corrente idealista que defendia a unidade destes dois conceitos.
As opiniões em relação ao papel da Igreja Católica também eram contraditórias.
Osidealistas entendiam que a bondade ou maldade de uma ação deva ser julgada por padrões externos ao cotidiano como por exemplo, a partir de Deus, do céu ou de um ser humano superior. Os utilitaristas acreditavam que os efeitos produzidos por uma ação neste mundo é tudo o que importa para o valor ético.
A Igreja medieval tinha uma atuação muito paternal, condenava o espirito de gasto e da acumulação...
tracking img