O duplo negativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Richard Serra, “Mão agarrando chumbo” 1969 – Vídeo com repetidas tentativas bem e mal sucedidas de mão tentando agrrar lamina de chumbo, não há clímax, aproximadamente 3min.
- Richard Serra,“Peça Moldada” 1969 – Chumbo derretido e endurecido no ângulo entre a parede e o chão.
- Donald Judd, Sem Titulo(4 caixas) 1965
- Frank Stella, Die Fahne Hoch! 1959. Esmalte sobre tela.

- Judd eStella: Sobre a qualidade da repetição, a ordem de composição é simplesmente A ORDEM. Não existe compromisso com o equilíbrio. “Formalismo Europeu” = Composição relacional, onde as formas são dispostascomplementando as outras, ou seja não há significado na organização.

(*Semelhança entre o trabalho de Judd e Stella com o Opi Art)

- Dan Flavin, “A árvore nominalista” 1963-64. Lâmpadasfluorescente produzidas industrialmente, mesma abordagem de Stella e Judd, as lâmpadas não receberam nenhuma forma ou significado especial por parte do artista.

- MINIMALISMO: “Um traço característico daabordagem dos escultores minimalistas e a exploração de objetos encontrados ao acaso, utilizados como elementos de uma estrutura que se repete”.

- Carl Andre, “Recife” 1935. Sequencia de blocos deespuma.
- Robert Smithson, Estrato de Vidro, 1967. Pilhas de chapas de vidro. Mel Bochner, manuscrito em uma parede. (imagens somente no livro)

- UMA COISA DEPOIS A OUTRA: Ideia composicional.Segundo Judd, um meio de descobrir o mundo. Estamos habituados a descobrir como uma coisa funciona - conferir a ela uma forma, propor um modelo capaz de organizar o que visto a principio parece umarranjo incoerente de fenômenos (Construtivismo).

- Donald Judd estaria propondo com “uma coisa depois a outra” uma analogia com a matéria inerte algo não tocado pelo pensamento uma aproximação com osREADY-MADES de Duchamp.

(Ready-made: “Será arte tudo o que eu disser que é arte?”
Todo legado, acervo artístico, só é considerado arte porque alguém assim o disse, e nós nos habituamos a...
tracking img