Sociedade hindu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A sociedade Hindu é dividida em castas. Como se caracteriza o sistema de castas na Índia?
O sistema de castas não admitem mudanças (ao menos em vida); o nascimento determina a casta que oindivíduo pertencerá por toda a sua existência. Portanto, nascer em uma casta significa crescer nela, casar-se com alguém desta mesma casta, ter filhos somente desta casta e morrer pertencendo á ela.

2.Exemplifique através de imagens as castas hindus. Procure imagens na internet que possam representar as quatros castas hindus e insiram-nas para responder esta questão.
Brâmanes( composta porsacerdote)


Xatrias (formadas por militares)

Vaixias ( fazendeiros e comerciantes)


Sudras( pessoas que deveriam servir as castas superiores)


3. Produza um parágrafo (com quatro linhas)explicativo sobre o “resto” (Chandalas ou párias) da sociedade hindu.
Uma sociedade caracterizada como um nada, como impuros, cabendo a eles a mão de obra bruta, considerados como os sapateiros, oslimpa-fossa, os curtidores etc. Ou seja, exerciam funções que lidavam com restos humanos ou de animais.

4. Explique a relação entre o Vedismo e as castas sociais hindus.
O vedismo era baseado namitologia e no ritualismo dos vedas, e os textos sagrados que fundamentavam toda a tradição cultural hinduísta. Eles apoiam na crença na reencarnação e, através desta, os hindus puderam basear e firmarsua estrutura social e sua legislação.

5. Veja alguns pontos do Código de Manu e explique (usando apenas três linhas digitadas para cada item), como o código aborta as seguintes questões:
a)Testemunhas
É tratado com intenso cuidado. Uma testemunha não pode, de maneira alguma, ficar calada, pois isto é considerado equivalente a um falso testemunho. Ou seja, quem nada diz ou menti é igualmenteculpado.

b) Falso Testemunho
Aplicado de maneira bastante dura e as penas podem ser em vidas ou pós vida. Pois quem presta um testemunho falso cai nos laços de Veruna, sem poder opor nenhuma...
tracking img