Sociedade em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de trabalho
GRUPO I
1-Indique alguns meios de comunicação de massa presentes no texto. Explique sucintamente em que consiste cada um deles.

Resposta: os meios de comunicação de massa presentes no texto são: Jornais, as revistas, o rádio, á televisão, internet, cinema e teatro.

2-No seu dia-a-dia, qual dos meios de comunicação de massa, referidos na questão anterior, utiliza commaior frequência? Dê exemplos práticos.
Resposta: No dia-a-dia utilizo a televisão e a internet. Quando chego a casa a primeira coisa que faço e ligar a televisão mesmo que não esteja a ver o que ta a dar, vou ouvindo o que tao a falar e a internet só utilizo mais pela noite quando tenho mais tempo para fazer os trabalhos que tenho que elaborar ate mesmo para jogar ou ate para os meus filhosverem filmes ou fazer pesquisas.

3- Pondera que os meios de comunicação em massa devem ter sempre em conta os interesses de todos os sujeitos envolvidos? Fundamente a sua posição.
Resposta:
Primeiro jornal do mundo foi publicado por Júlio Cesar para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do império fazendo obviamente muita propaganda pessoal, Cesar criou achamada Acta Diurma, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo. A Acta Diurna, era uma publicação oficial do Império romano, criada no ano de 59 A.C.. Durante o governo imperial de Cesar. Ele trazia notícias durante o governo imperial de Cesar. Ela trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do império e de fora dele, falar do principal de conquistas militares, ciência epolitica. Durante a Idade Media Johannes Gutenber possibilitou que o trabalho que antes era feito manualmente pudesse ser feito por máquinas, tornando a prensa de papel mais barata. Daí o Inventor Alemão Johannes Gutenberg publicar a primeira Bíblia de Gutenberg começar a ser produzido em 1450 e foi finalizado em 1455 foi o primeiro livro humano em larga escala. Os jornais e o jornalismo chegaram aoséc.xx no auge do seu prestígio e popularidade. O período entre 1890 e 1920 com a chegada de uma poderosa média.
Primeiro Rádio:
O Génio por detrás do rádio foi o Italico Guglielmo Marconi um químico muito inteligente que contribuiu tremendamente para o avanço das tele-comunicações. Tudo começou quando ele estava observando o envio e recepção de telégrafos e conclui ser possível enviar mensagenssem a necessidade de fios de comunicação. O segredo era aproveitar impulsos electromagnéticos que seriam recebidos por outro aparelho distante e decodificações em mensagem audível. Mas, para que isso funcionasse, foi necessário que Marconi primeiro inventasse a antena, que até hoje funciona com dispositivo de captação ou irradiação das ondas de rádio. Com ela seriam dispensados das ondas de rádio.Com ela seriam dispensados os fios condutores, e as pessoas poderiam enviar e receber mensagens em qualquer parte do mundo. Assim Marconi construiu os primeiros aparelhos de transmissão e recepcão chamadas galenas, que tinham esse nome por causa do sulfeto de chumbo utilizando nos recetores (salina é o nome do minério de chumbo).Esses aparelhos, no entanto, so funcionavam com fones no ouvido. Em24 de Dezembro de 1906 a primeira estação de rádio foi inaugurada em Massachusetts, nos Estados Unido, e usou como antena um era merudimentar esticado sobre sua torre. O proprietário da rádio era um canadense chamado Réginald Fessenden, que transmitiu como primeiro pograma uma seleção de músicas.
Revistas:
A primeira revista surgiu na Alemanha, em 1663, e possuía um nome tão comprido, quecertamente deu muito trabalho para ser encaixado na capa: Erbauliche Monaths-Unterredungen, algo como "Edificantes Discussões Mensais". Não é por acaso que a história das revistas tenha começado na Alemanha. Foi lá que, 200 anos antes dessa publicação pioneira, o artesão Johannes Gutenberg desenvolveu a impressão com tipos móveis, técnica usada sem grandes alterações até o século 20 para imprimir...
tracking img