Sociedade em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE EM REDE

|

Elaborado por: Nuno Vieira nº 11127008 Miguel Carvalho nº 11136008 |

UNIVERSIDADE LUSÍADA
1º GESTAO DE EMPRESAS - ICS

INTRODUÇÃO

Para este trabalho temos como objectivo abordar o tema “A Sociedade em Rede” segundo o ponto de vista de Manuel Castells.
Outros como [ edit ] Barry Wellman and Hiltz-Turoff Explore The Network Society Concept BarryWellman, Hiltz-TUROFF e Jan van Dijk foram sociólogos que também abordaram esse mesmo tema da “Sociedade em Rede”.

Manuel Castells é um professor e sociólogo espanhol, nascido em Espanha, em 9 de Fevereiro de 1942 que foi um dos precursores do estudo sobre o impacto da tecnologia na sociedade.
Actualmente tem como suas funções e títulos académicos:
- (professor/pesquisador) Do programa sobre aSociedade da Informação, Universidade Oberta de Catalunya/ Open University of Catalonia (UOC), Barcelona.
- (professor) de Comunicação Tecnologia e Sociedade, Annenberg Escola de Comunicação da Universidade de Southern California (USC), Los Angeles.
- Professor Emérito de Sociologia, e da City & Regional Planning, Universidade de Berkeley Califórnia.

O estudo de Castells deu origem auma trilogia:

1.) A Sociedade em Rede (1.996)
2.) O Poder da Identidade (1.997)
3.) O Fim do Milénio (1.998)

“Sociedade em Rede”, Castells examina muitos aspectos da sociedade e coloca no contexto de uma organização de rede. Quanto a organização em rede, o autor quer dizer SCA (Sistemas Complexos Adaptativos). Um exemplo é a própria Internet ou os grupos que se formam dentro dela nela. Umada novidade na abordagem de Castells é o conceito de Rede no centro da avaliação. Ele é contrastado com a idéia de indivíduo. Há uma ênfase na agilidade e organização por causa da rede. Ele explora a transformação pela rede, por exemplo, fazendo um paralelo com o que aconteceu aos PC em 1970, computadores interconectando-se pela Internet, e a sociedade organizando-se em rede. O computador funcionacomo mediador da comunicação entre humanos através da rede.

“O Poder da Identidade” examina de que forma a identidade do indivíduo, dos grupos, dos movimentos sociais e dos estados se reflectem na transição para a organização em rede. Primeira obra de compreensão, tenta analisar diferentes aspectos em função do impacto da tecnologia. Representa a visão do próprio autor. A trilogia levou cercade 20 anos para ser concluída. Um ponto interessante é, a medida que o tempo passa, ver como estavam reflectidas as coisas que temos agora, pois temos um processo em evolução constante.

“O Fim do Milénio” é mais concreto, tenta pegar os acontecimentos políticos dos últimos 30 anos para argumentar que a rede está indo para o centro da sociedade. A mulher de Castells é uma socióloga russa, estudao colapso da ex-URSS e as dificuldades de adaptação para organizar todas as funções em rede. Castells analisa a situação no livro, sendo contrário às antigas visões de estado russas. Ele observa como atores políticos são afectados. Ásia e o crime organizado, também são estudados nesta obra, tentando demonstrar que estão organizados em rede. Ex.: UE (União Europeia) rede de países que preservam umaidentidade particular, reflectindo compromissos históricos, e querem uma rede sem abdicar dessas identidades. Querem formar uma unidade económica e política.

DESENVOLVIMENTO

A economia informacional é caracterizada por cultura e instituições específicas. O que caracteriza o desenvolvimento da economia informacional global é exactamente seu surgimento em contextos culturais e nacionais muitodiferentes.
Exercendo influência em todos os países levando a uma estrutura de referências multiculturais. As tentativas de propor uma teoria de "economia cultural" para representar os novos processos de desenvolvimento com base em filosofias e mentalidades, não resistem ao exame minucioso de pesquisa empírica. A economia informacional não impede a existência de uma matriz comum de formas de...
tracking img