A sociedade em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CASTELLS, Manuel. A revolução da tecnologia da informação. In: _______. A sociedade em rede. V1. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 67-113
Nas últimas três décadas, a sociedade tem passado por uma revolução concentrada nas tecnologias da informação, que alterou as bases da economia, do Estado e da sociedade. Isso ocorre em um momento em que os sistemas de representação política passam poruma crise de legitimidade, em grande parte como consequência de escândalos amplamente cobertos pela mídia, e em que as pessoas buscam ansiosamente por uma identidade onde possam se sentir seguros, seja pela religião, etnicidade, território ou nacionalidade. É preciso ficar atento para que essa crise não rompa os laços existentes na sociedade, e a tecnologia vem, para nos ajudar nesse processo.
Atecnologia não, determina a sociedade, dado que a tecnologia é a sociedade e suas ferramentas não a representam por inteiro. E, embora a sociedade não determine a tecnologia, ela pode preservar ou promover seu desenvolvimento, principalmente por meio do Estado, já que o mesmo sempre foi o principal patrocinador do desenvolvimento tecnológico, na medida em que expressa e organiza as forças sociaisem um determinado tempo e espaço. O meio decisivo de difusão desse paradigma se deu pelo processo de reestruturação capitalista. Identificamos o avanço da tecnologia em todos os lugares, e com culturas e condições diferentes em cada país esse avanço se caracteriza de acordo com seu ambiente.
Essas novas tecnologias integram o mundo em redes, onde a comunicação mediada por computadores têm geradocomunidades virtuais. Por outro lado, aqueles que estão excluídos da rede respondem com a exclusão da lógica unilateral da dominação estrutural, em um processo recíproco de desligamento, cuja reconstrução do significado ocorre, principalmente, com bases étnicas e religiosas, desaguando na intolerância cujos efeitos são bem conhecidos.
Estamos diante de uma revolução. A história ocorrenormalmente em períodos de situações estáveis, permeadas periodicamente por ocorrências rápidas e importantes que estabelecem uma próxima era estável. Estamos em um desses raros momentos da história. As profundas modificações na economia, na sociedade e no estado, em seu conjunto, determinam a existência de um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial, tendo a tecnologia importância parao momento atual de forma análoga à que as energias tiveram anteriormente. O que caracteriza a atual revolução tecnológica, e a diferencia essencialmente da revolução anterior, é a utilização da informação para geração de dispositivos de processamento e comunicação da informação, em um ciclo de realimentação entre a inovação e seu uso. As novas tecnologias são processos a serem desenvolvidos e nãoferramentas a serem aplicadas. Ambas as revoluções, industrial e informacional, modificaram os processos por todo o sistema econômico e tecido social, sendo que esta última cria a base material para um movimento rumo à expansão da mente humana.
A Apple, criada em 1976, popularizou o computador e, com reação imediata da IBM, que lançou seu Computador Pessoa (PC), tornando-se o nome genérico dosmicroprocessadores. O Macintosh, da Apple, lançado em 1984, foi um passo determinante para a facilitação do uso do computador, baseado em ícones.
O software para PCs surgiu em meados dos 70, a partir do trabalho de Bill Gates e Paul Allen, que adaptaram o BASIC para o Altair, fundando, na sequência, a conhecida Microsoft. Já na década de 90, se tornou essencial. A formação de redes, porém, sóse tornou possível com a ampliação das redes de comunicação. A ampliação das redes de comunicação facilitou bastante a vida das pessoas, significa bastante o avanço da tecnologia, pois, fica mais fácil estudar, trabalhar, e até mesmo interagir com a sociedade. O desenvolvimento da Internet se deu em consequência da interação de fatores militares, cooperação científica e tecnológica e inovação...
tracking img