Iperabilizacao do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A impermeabilização do solo significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Este processo acontece principalmente nas cidades, em razão do asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas, da própria construção de edificações e da cimentação dos quintais e jardins das casas. Forma-se assim uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água seja absorvida. Assim, nas áreas urbanas,como a água não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é muitas vezes insuficiente ou está obstruída, ocorre que, em dias de chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e a enxurrada vai descendo desde as partes altas, até encontrar terrenos permeáveis - o que pode acontecer nas várzeas dos rios. Se as várzeas também estiverem impermeabilizadas,as águas acabam chegando à calha dos rios. Se as águas chegam aos rios em volume superior ao da sua capacidade natural de escoamento (ver vazão), isto é, se a calha dos rios não for suficientemente larga ou profunda, o nível das águas fluviais aumenta, podendo ocorrer um extravasamento, com alagamento das várzeas impermeabilizadas e, gradativamente, a inundação de áreas próximas. Aimpermeabilização consiste na cobertura do solo pela construção de habitações, estradas e outras ocupações, reduzindo a superfície do solo disponível para realizar as suas funções, nomeadamente a absorção de águas pluviais. As áreas impermeabilizadas podem ter grandes impacte nos solos circundantes por alteração dos padrões de circulação da água e aumento de fragmentação da biodiversidade e seus ecossistemas. Oaumento da impermeabilização do solo é inevitável, em grande parte determinado pela ausência de estratégias de ordenamento do território, que não tomam em consideração os efeitos da perda de solos insubstituíveis, quer ao nível da produção alimentar, quer ao nível da conservação da natureza e controlo de cheias. As consequências da impermeabilização são extremamente prejudiciais para odesenvolvimento sustentável, não apenas para a agricultura. Tenha-se presente os efeitos catastróficos da impermeabilização dos solos na periferia dos grandes centros urbanos de construção efetuada em leitos de cheia de cursos de água, que para além da perda de solos de qualidade.
A impermeabilização do solo, que é a pavimentação de ruas, calçadas, quintais, estacionamentos, tec. Em conseqüência disso, quandochove, aumenta o volume de água que fica na superfície e se dirige para os rios e córregos. Assim, aumenta o volume de água e há inundação. É preciso ainda falar que a diminuição do volume da água que se infiltra nos solos provoca o rebaixamento do aqüífero e há extinção das nascentes o que pode comprometer o abastecimento de água no município. O problema das enchentes também é agravado pelodesmatamento. Nos períodos chuvosos, parte das águas pluviais infiltra-se e deixa o solo encharcado, favorecendo ainda mais o seu desmoronamento e, conseqüentemente tudo o que estiver sobre ele. A impermeabilização do solo faz com que a água da chuva não consiga se infiltrar e reabastecer os lençóis de água subterrâneos, prejudicando deste modo o volume de água das nascentes dos rios, poços artesianose bacias hidrográficas. A impermeabilização do solo também ajuda a causar enchentes.
O processo natural de formação dos solos urbanos é alterado significativamente pelas atividades humanas que causam um impacto tanto em espaço territorial, quanto ao longo do tempo. O que se evidencia no solo urbano é a modificação do perfil. Podendo se definir melhor como sendo a atividade humana, não agrícola,que influencia a composição e formação do solo no meio urbano. Os solos urbanos são formados através de inúmeros processos antropogênicos. A urbanização acaba por compactar o solo, diminuindo a porosidade e a infiltração de água, aumentando o escorrimento superficial, de modo que um volume maior de precipitação escorre de forma mais rápida para os cursos de água, aumentando o pico de vazão e...
tracking img