Sociedade em comandita simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE COMANDITA SIMPLES

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
ORIGEM
EVOLUÇÃO
socio comanditado...........................................................................
sOCIO COMANDITÁRIO..........................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7 Fábio Ulhoa Coelho, Curso de Direito Comercial, vol. 1, editoraSaraiva.

REQUIÃO, Rubens.  Curso de Direito Comercial.  vol 1,  ed., São Paulo: Saraiva.
Manual de direito comercial:direito de empresa /Fabio Ulhoa Coelho – 18.ed.rev.e atual.- São Paulo: Saraiva,2007

GUSMÃO, Mônica. Direito empresarial, 4ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2005.
RAMOS, André Luiz Santa Cruz. Direito empresarial: o novo regime jurídico-empresarial brasileiro, 3ª ed.ver. ampl. e atual. Salvador: Juspodivum, 2009.
COELHO, Fabio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: direito de empresa. 21ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

INTRODUÇÃO

O código Cilvil de 2002 trouxe profundas mudanças para o direito de empresas e para a regulamentação das sociedades em geral, inclusive nos tipos societários da economia.
A origem da sociedade em comanditasimples teve origem na Idade Média, nas cidades italianas, ao mesmo tempo em que se desenvolvia o comércio marítimo.
Limita-se aos poucos a responsabilidade do sócio capitalista em que se encontram dois tipos de sócios: os comanditados, que possuem responsabilidade ilimitada pelas obrigações sociais da sociedade, e os comanditários, que respondem limitadamente por estas obrigações.
Aresponsabilidade dos sócios depende do tratamento atribuído á responsabilidade dos sócios.
A atuação societária vai depender de como for designado no contrato social.
A dissolução da Sociedade em Comandita Simples pode ser total, que leva a liquidação e extinção da sociedade. Ou parcial, quando se opera a retirada do sócio, com apuração parcial de seus haveres.
Em caso de morte deum sócio da-se a dissolução parcial da sociedade, a menos que no contrato social estipule o ingresso de sucessores.

HISTÓRICO

Há relatos que a sociedade em comandita nasceu do contrato de encomenda, praticado na Idade Média, principalmente nas cidades italianas e no comércio marítimo, denominado contrat de comand. Command deriva da palavra latina commendare, que significa confiar.Alguns historiadores dizem que esse tipo de sociedade surgiu a partir dos séculos X e XI no quadro de comércio marítimo no Mediterrâneo, advindo do empréstimo marítimo, no qual um financiador emprestava dinheiro a um capitão de navio por uma ou mais viagens. O financiador associava-se ao capitão do navio, partilhando com ele os lucros sem suportar as perdas senão até o limite do que contribuiu emcapital.
Esse tipo de contrato permitia escapar mais facilmente à proibição do juro que o empréstimo marítimo; e assim, a busca pela frutificação do capital contribuiu para o nascimento de uma responsabilidade limitada ao capital investido.

SOCIEDADE COMANDITA SIMPLES
ORIGEM E EVULOÇÃO DA SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES

A sociedade em comandita simples é considerada a maisantiga tendo suas origens desde os tempos do comércio marítimo quando as pessoas de época passaram a fazer o tráfico por via marítima.
A palavra comandita provém de comenda, que na idade média eram as pessoas mais ricas consideradas os nobres quais não tinham interesse em exercer o comercio diretamente, pois naquela época tais atividades eram consideradas infames surgindo assim à necessidadede comercializar suas mercadorias Comandita ‘’Nobres entram com o capital e nada administram. ’’
Confiavam suas mercadorias valiosas aos capitães dos navios que ficavam responsáveis por exercer o comercio das mercadorias dos Nobres convencidos que se houvesse lucro tal seriam divididos entre os prestadores de capital, mas se houvessem prejuízos estes seriam somente as importâncias dadas...
tracking img