Sociedade em comandita simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedades em Comandita Simples

Não é comum a constituição de uma sociedade em comandita simples pois é uma forma jurídica que viabiliza a prestação de capitais por uma ou algumas pessoas, semqualquer outra responsabilidade ou participação na administração do negócio pois esta função estará reservada a outros. Na firma não poderá aparecer o nome dos sócios comandidatários, sob pena de setornarem também responsáveis pela firma.
Esta sociedade é caracterizada pela existência de dois tipos de sócios: os sócios comanditários e os comanditados.
Apesar de sócios os comanditários temresponsabilidade limitada em relação às obrigações contraídas pela sociedade empresária, respondendo apenas pela integralização das quotas subscritas. Contribuem apenas com o capital subscrito, nãocontribuindo de nenhuma outra forma para o funcionamento da empresa, ficando alheio, inclusive, da administração da mesma ou seja não poderão ocupar cargo de gerência.
Já os sócios comanditados contribuem comcapital e trabalho, além de serem responsáveis pela administração da empresa. Sua responsabilidade perante terceiros é ilimitada, devendo saldar as obrigações contraídas pela sociedade. A firma ourazão social da sociedade somente pode conter nomes de sócios comanditados, sendo que a presença do nome de sócio comanditário faz presumir que o mesmo é comanditado, passando a responder de formailimitada.
Devido os sócios possuirem responsabilidade ilimitada, essa forma de sociedade é pouco utilizada nos dias atuais. Este tipo de sociedade possui uma regra específica em caso de falecimento dosócio comanditado que é a continuidade da sociedade pelos sucessores do "de cujus" que designarão quem os represente na sociedade, salvo disposição contratual. Na falta de um sócio comanditado, oscomanditários, para evitar a solução de continuidade, nomearão um administrador pelo prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para tocar a sociedade nesse período. Dissolução: Estão contidas no art....
tracking img