Sociedade de corte - norbert elias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE CORTE – ETIQUETA E CERIMONIAL: NORBERT ELIAS:JORGE ZAHAR EDITOR: RIO DE JANEIRO
O estudo de Norbert Elias traz luz à discussão dos usos da etiqueta. No livro Sociedade de Corte, Elias estuda a corte francesa do Ancien Régime no reinado de Luiz XIV, onde a base de seu estudo é a sociedade que se desenvolve dentro dessa corte, sendo que sua proposta é compreender a sociedade doAncien Régime a partir da formação social para qualificá-la, não a corte, mas a sociedade de corte.
No estudo de Elias, a etiqueta e o cerimonial se tornam mecanismos significativos dentro da corte, uma vez que seu uso por parte da noblesse pode garantir a manutenção do prestígio e do status do rei, haja vista que a etiqueta era um minucioso cerimonial que regia a vida em sociedade do reinado dorei Luís XIV, de France.
A corte na época de Luís XIV era o local de concentração de toda a vida social desenvolvida no palácio de Versailhes, a qual significava fonte de cultura, e essa cultura era conhecida no monde como “cultura de salão”, cujo palácio podia abrigar até 10 mil pessoas.
O rei Luis XIV era o símbolo do absolutismo francês e viveu como se a vida fosse uma grande peça deteatro, onde todos os atos, gestos e palavras eram escolhidas e ensaiadas para produzir maior efeito.
Ele era o do dono da casa no país inteiro e o dono do país, e todas as decisões passavam por ele que era considerado o representante de Deus na Terra.
Era conhecido como REI SOL, a partir de uma medalha que foi cunhada em 1660, com a figura do sol se erguendo sobre a terra, tal como os planetasgiravam em torno do sol, ele brilharia com mais intensidade enquanto os nobres gravitariam em seu redor.
O rei tinha pouco interesse pelo estudo e pelas letras e considerava subversivas as idéias novas. Seu tempo era destinado a caçar durante o dia e a noite dedicava-se à música e a dança.
O rei impunha muitos impostos para sustentar a vida luxuosa e toda a ostentação da corte e da nobreza e comoa sociedade era dividida em estamentos, a população pagadora sofria com os custos desse luxo.
Assistir uma refeição do rei era uma honra. Não se podia voltar costas ao retrato do rei ou entrar em sua sala ou no seu quarto de chapéu na cabeça ou sem dobrar o joelho.
Seu poder se estendia mesmo do seu aposento (quarto de dormir) onde fazia do seu despertar (lever) um ritual tão solene quantouma cerimônia oficial, e a etiqueta tinha uma função simbólica, de grande importância na estrutura social dessa sociedade e dessa forma de governo (p. 100).
O “lever” do rei seguia um ritual com as entradas (entréss) de seis grupos de diferentes pessoas, sendo um privilégio o fato de um nobre ajudar/assistir a vestir a camisa do rei, função destinada apenas ao grand chambellan ou a umpríncipe, o mesmo acontecendo com o lever da rainha que cumpria maneira análoga, obedecendo ao ritual por hierarquia (p.101).
A coerção de luta pelo poder, status e prestígio eram os fatores determinantes que obrigavam os cortesãos continuarem realizando o cerimonial que se tornara um fardo mas que ninguém tinha coragem de mudar, uma vez que romper suas correntes significava ao mesmo tempo para osnobres da corte, o rompimento de sua condição aristocrática.
Não mais tomar parte no cerimonial do lever significava abrir mão de privilégios, da chance de poder e rebaixar-se em relação a outros. Em suma, uma humilhação e até certo ponto, uma abdicação.
Quem tinha o privilégio de participar da primeira entrée ou de entregar a camisa ao rei durante o lever, olhava com desprezo alguém que só tinhadireito à terceira entrée e não queria ceder seu lugar.
A etiqueta representava certa margem de manobra do rei para determinar o grau de prestígio das pessoas na corte, mesmo em assuntos de pouca importância.
Se o rei estivesse magoado com algum da noblesse, não fazia estardalhaço, nem descarregava sua raiva. Ele se controlava e manifestava sua insatisfação por meio de atitudes bastante...
tracking img