Ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






TRABALHO INTEGRADO DE CURSO – TIC


Ciências Contábeis
2ª Fase




IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).




Equipe:
Bianca Cirimbelli Schier
João Roberto da Silveira
Mariani Schafer
Miriele Rosa da Silva
Sthefanny Aparecida Aguiar Jaques


Orientação: Prof.º Luiz Carlos Cavalheiro


São José (SC), 01 dedezembro de 2011.
INDICE




1 OBJETIVOS 1
1.1 OBJETIVOS GERAIS 1
1.2 OBJETIVOS ESPECIFICIOS 1
2 INTRODUÇÃO 2
3 definiÇão do ifrS 3
4 a importância da adoção do ifrs 5
5 pontos negativos 6
6 IMPACTOS PRODUZIDOS 8
6.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO BALANÇO PATRIMONIAL 9
7 OBRIGATORIEDADE DO IFRS NAS pmES ..12
8 CONCLUSÕES .14
9 REFERÊNCIAS .15













1 OBJETIVOS


1.1 OBJETIVOS GERAIS

OOBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É APRESENTAR SOBRE O TEMA IFRS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES). SÃO PADRÕES DE RELATÓRIOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS PRONUNCIADOS PELA IASB (ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL SEM FINS LUCRATIVOS QUE PUBLICA E ATUALIZA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE).
Pretendemos analisar fatores tanto positivos como negativos. Assim como também, os impactos ocorridos com aadoção do IFRS.




2. OBJETIVOS ESPECIFICIOS

• DESCREVER OS PADRÕES DE RELATÓRIOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS (IFRS) NAS PMES E NO QUE DIZ RESPEITO AOS SEUS OBJETIVOS;
• Esclarecer sobre a importância da adoção deste padrão na contabilidade;
• Destacar os pontos negativos do IFRS;
• Relatar como essas mudanças podem impactar as organizações em geral e citar as principaismudanças no balanço patrimonial;
• Comentar sobre a obrigatoriedade da adoção desta norma nas PMEs.







2 INTRODUÇÃO


Neste trabalho será apresentada a definição do IFRS (International Financial Reporting Standard) que em português significa Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros. É um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais produzidos, publicados e revisadospelo IASB (International Accounting Standards Board), que é uma organização internacional sem fins lucrativos.
A economia está cada vez mais dinâmica e estão sendo feitas mais transações por meio virtual (Internet), os profissionais de contabilidade e gestão patrimonial não tem tempo a perder. Por isto a idéia do IFRS é implantar modelos de contabilidade padronizados em diversos países eblocos comerciais para facilitar o comércio e entendimento financeiro internacional. O principal é a padronização do controle e balanço patrimonial, sobretudo para facilitar aquisições e fusões de empresas.
Um dos aspectos negativos seria que as normas internacionais são orientadas por princípios da contabilidade e não regras, e assim, permitem várias interpretações sobre o mesmo assunto. E alémda subjetividade, outro empecilho para o Brasil é a falta de profissionais qualificados para a implantação do IFRS, sendo também necessários recursos do departamento de TI e uma nova demanda de relatórios manuais em paralelo aos sistemas de contabilidade já utilizados, o que elevará o custo inicial.
Perante as inovações estratégicas, o empresário deverá ter aptidão de repassar as idéias,planos e ações que deseja botar em prática, aos seus colaboradores, para que assim os objetivos sejam obtidos. Com certeza, a motivação e o treinamento são assuntos chaves nesse processo. E esse bem intangível na capacitação e treinamento contínuo de seus colaboradores, se constitui num processo de inovação, que fará a diferença para as organizações que resistirão num mercado cada vez maiscompetitivo.
3 DEFINIÇÃO DO IFRS

Com diversas crises mundo, ficou claro para o grupo financeiro que as organizações usavam determinadas práticas contábeis internas e não, as “geralmente aceitas”, demonstrando fragilidade no sistema. Logo após a crise de 1997, passou a existir um movimento de convergência de contabilidade para normas únicas. E assim nasceu
o IFRS. Em 2005, o IFRS foi...
tracking img