Resenha sociedade de corte, de norbert elias.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Norbert Elias foi um sociólogo alemão do século XX, falecido em 1990. Ele busca nesse trabalho fazer um estudo sociológico das chamadas Sociedades de Corte. Como objeto principal estão as cortes dos regimes absolutistas, principalmente a corte de Luis XIV, quando o absolutismo se mostra de maneira mais emblemática. Elias justifica esse estudo pela urgência na complementaridade das pesquisashistóricas, com excelência por sua natureza na análise de casos singulares. A historiografia tende a voltar a atenção para as particularidades, e não para as linhas gerais entre as diversas experiências, o que é justamente o objetivo deste livro.
O período em questão compreende, genericamente falando, uma longa era de transição entre o que chamamos de Antigo Regime e o nosso Novo Regime. Duas grandeslógicas estavam em disputa no jogo polítco-econômico Europeu. Por um lado havia uma burguesia em franca ascensão, cuja força não podia mais ser simplesmente ignorada, substanciada por grandes transformações no plano econômico e social, as quais não necessitam de maiores esclarecimentos no momento. O certo é que a lógica dos homens citadinos estava à enorme distância do ethos da Nobreza da AntigoRegime, esforçosa por manter-se no poder, assegurando somente assim a sua própria existência.
A problema proposto deriva do enorme poder atribuído ao Rei, inquestionável a priori, durante certo estágio de desenvolvimento do Estado europeu. Quais seriam, então, as estratégias do Rei para governar com certa liberdade junto às órbitas de nobres e a população como um todo?
A esta definição doproblema surgem as questões a serem trabalhadas: como funciona a estrutura das relações de poder, essa rede nobre de interdependência? Qual seria a solidariedade, o elemento de coesão, dessa corte? Seria essa corte como uma matriz representativa e modelar de toda a Nação? Quais seriam as diferenças entre os ethos nobre e burguês?

Podemos crer que, no estudo de Norbert Elias, a conceituação doEstado absolutista como um estado feudal alargado nos serve como ponto de partida para pensar a estrutura de poder deste tipo de governo. O poder se encontra altamente centralizado na figura do rei. Mas esta unidade dentro de uma nação territorialmente vasta, como é o caso da França, dependia de todas as relações com os poderes locais do reino. O poder que emanava do Rei chegava a governar de fatotoda a nação devido a esta rede interdependente de relações, da qual a camada mais alta em termos de prestígio chamamos de sociedade de corte. Esta seria, inevitavelmente, o elemento mediador entre o Rei e os súditos.
Dentro desta sociedade de corte não havia uma separação entre os assuntos oficiais, de interesse do Estado, e os assuntos pessoais e os relacionamentos domésticos. A estrutura dafamília Real, com sua rede de relacionamentos compreendia também o corpo de exercício de poder. Como o reino era q extenção da casa do Rei, os assuntos de governo eram os assuntos de casa. Desta forma as alianças e desavenças interferiam diretamente nas decisões do governo. Tratava-se de uma sociedade patriarcal, altamente hierarquizada, baseada ainda nos antigos laços de vassalidade do Antigo Regime.O equilíbrio e governabilidade do Rei dependiam do funcionamento desta hierarquia dentro da sociedade de corte.
Uma vez estabelecido o funcionamento desse complexo, Elias faz uma análise das “estruturas de habitação como indicadores da estrutura social”. Estas eram um importante artifício de manutenção do prestígio dentro do seio da corte. Numa sociedade em que os assuntos oficiais se tratavamem casa, a habitação dos nobres não configuravam um espaço privado. A vida privada tinha sérias restrições para os cortesãos. Quando em ocasiões mais íntimas, os nobres se recolhiam em algum refúgio no campo, seu habitat natural. No caso Francês de Luis XIV (que servirá como o grande modelo para todo o trabalho) as casas em Paris ou o alojamento em Versailles tinham outro propósito. Suas casas...
tracking img