Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Socialismo é um sistema econômico e político daqueles que pretendem reformar a sociedade pela incorporação dos meio de produção na comunidade, pelo retorno dos bens e propriedades particulares à coletividade, e pela repartição, entre todos, do trabalho comum e dos objetos de consumo.





Desenvolvimento


O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha depensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle doEstado e divisão igualitária da renda.
O Socialimso se divide em duas correntes: a inicial, conhecida como socialismo utópico e a outra, que surgiu mais tarde, inaugurada por Marx e Engels, chamada de socialismo científico.
Denominado de Socialismo utópico por seus opositores marxistas, e vem do fato de seus teóricos exporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meiospara alcançá-la. O nome vem da obra Utopia de Thomas More (1478-1535).
O primeiro desses pensadores foi Saint-Simon (1760-1825), cujas teorias concebiam ser objetivo primordial da sociedade a produção de riquezas. Dividia a sociedade em dois grupos: os trabalhadores e os ociosos. Todos aqueles que exerciam qualquer atividade pertenciam ao grupo dos trabalhadores. O grupo dos ociosos eracomposto por aqueles que viviam de renda. Supunha, ainda, que a atividade dos industriais deveria apoiar-se em pressupostos científicos, pois assim poderiam identificar os males sociais e distribuir melhor a riqueza, dirigindo a sociedade com mais parcimônia. Através dessa visão percebe-se que Saint-Simon ignorava a natureza do impulso que mobiliza a ação do capitalismo: a obtenção de lucros.Outro importante pensador do socialismo utópico foi Charles Fourier (1772-1837). Em sua visão a história da humanidade se desenvolvia em quatro fases: selvageria, barbárie, patriarcado e civilização. Em sua obra principal, Teoria dos quatro movimentos e dos destinos gerais, ele critica os negociantes, a desonestidade e a especulação como causas dos males do capitalismo e razão pela qual a classeoperária, nesse sistema, se vê condenada à fome e ao desemprego. Para solucionar esses males, ele propõe a formação de falanstérios – comunas – nas regiões dos mosteiros e terras desocupadas, locais onde deveriam ser construídos edifícios para os trabalhadores; e a produção, dividida comunitariamente, ou seja, entre os membros da comuna. Fourier propugna a compreensão dos ricos para que a sociedadefosse reorganizada.
Outro pensador foi Robert Owen (1771-1858), reduziu a jornada de trabalho para 10 horas e meia e abre um armazém onde eles podiam adquirir produtos de boa qualidade a preços acessíveis. Acreditava que através de uma boa educação seria possível o homem desenvolver um bom caráter. Defende, ardosamente, a redução oficial da jornada de trabalho e a regulamentação do emprego damão-de-obra feminina e infaltil. Owen tentou desenvolver a cooperação operária através da organização de armazéns de troca, acreditando ser este um meio de os operários alcançarem uma posição mais igualitária. Em 1832, em Londres, pôs em prática esta ideia, organizando um armazém que recebia mercadorias de várias pessoas e cooperativas que tinham o direito de trocá-las por outras. Mas, esseempreendimento também fracassou.
Já o socialismo científico possui uma outra visão: acredita na necessidade de a classe operária tomar o poder para que o mundo se transforme. E o pensamento de Karl Marx, pricipalmente na obra intitulada O Capital, estabelece os fundamentos para a construção do socialismo científico e apresenta uma análise profunda dos mecanismos da sociedade capitalista,...
tracking img