Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Michel Rodrigo Atz

1) O que é o núcleo do sistema e quais são suas principais funções ?
É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários, suas aplicações, além do próprio sistema operacional.
As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas comerciais são:
* Tratamento de interrupções e exceções;
* Criação e eliminação de processos ethreads;
* Sincronização e comunicação entre processos e threads;
* Escalonamento e controle dos processos e threads;
* Gerência de memória;
* Gerência do sistema de arquivos;
* Gerência de dispositivos de E/S;
* Suporte à redes locais e distribuídas;
* Contabilização do uso do sistema;
* Auditoria e segurança do sistema.

2) O que são instruções privilegiadase não privilegiadas? Qual a relação dessas instruções com o modo de acesso?
Instruções privilegiadas são instruções que só devem ser executadas pelo sistema operacional ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema.
As instruções não-privilegiadas não oferecem risco ao sistema. E para poder executar uma instrução privilegiada, énecessário que no processador seja implementado o mecanismo de proteção conhecido como modos de acesso. Existem, basicamente, dois modos de acesso implementados pelos processadores: modo usuário e modo kernel.

3) Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo.
Quando um programa necessita executar uma instrução privilegiada, asolicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma system call, que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo de acesso retorna para o modo usuário.


4) Como o kernel do sistema operacional pode ser protegido pelo mecanismo de modos de acesso?
Através do modo de acesso de uma aplicação determinado porum conjunto de bits localizado no registrador de status do processador ou PSW. Através desse registrador, hardware verifica se a instrução pode ou não ser executada pela aplicação, possibilitando proteger o kernel do sistema operacional de um acesso indevido.

5) Por que as rotinas do sistema operacional possuem instruções privilegiadas?
Como é o sistema operacional que controla tudo,apenas ele tem o poder de dizer o que está certo ou errado. assim ele mesmo é responsável por qualquer situação de risco para o hardware ou software. usar o modo kernel, o sistema pode administrar a memória de forma transparente, e também deve saber a hora de cada evento acontecer. no modo kernel, ações delicadas são realizadas e é seguro ao máximo para não falhar.para gerenciar uma memória, liberar oespaço de memória utilizado por um aplicativo, não deve ser uma tarefa realizada pela programação do programador, mas sim pela observação do sistema operacional. operações deste tipo, são delicadas e devem ser executadas com segurança. para evitar erros e intenções maliciosas, apenas o sistema operacional consegue fazer isso, e só realmente faz se estiver seguro.

6) O que é uma System Call equal a sua importância para a segurança do sistema? Como as Systems calls são utilizadas por um programa?
System call é uma chamada do sistema, como sua própria tradução indica. em uma chamada ao sistema, o sistema operacional recebe um comando e possíveis parâmetros. como resposta, recebe um outro código, que pode indicar sucesso, falha ou até mesmo o resultado do próprio comando.
No processode receber o comando, o sistema identifica o aplicativo que fez a chamada e verifica a sua permissão para execução do comando. dada a permissão executa e retorna o resultado. O mecanismo de ativação e comunicação entre o programa e o sistema operacional é semelhante ao mecanismo implementado quando um programa chama uma subrotina.

7) Quais das instruções a seguir devem ser executas apenas...
tracking img