Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fazer a leitura dos capítulos do livro texto ou dos livros da bibliografia complementar sobre introdução a sistemas operacionais, visão geral, conceitos de hardware e software e estrutura do sistema operacional.

Introdução a sistemas operacionais

Principal software instalado no computador e é responsável pala interação entre o
hardware e os softwares, também responsável pela manipulação dearquivos, sendo as suas
principais operações de arquivo o armazenamento, a criação, a cópia, a remoção e a
atribuição.
O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os
programas aplicativos voltados ao usuário final. O sistema operacional é uma estrutura de
software ampla, muitas vezes complexa, que incorpora aspectos de baixo nível (como drivers
dedispositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a
própria interface gráfica).

Sistemas operacionais: uma visão geral

Os sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês e SO, em português) são os softwares básicos de um computador. São eles que regulam as trocas de informação entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e oprocessador, os periféricos (impressoras, câmeras digitais) e os outros programas que rodam sobre o SO, chamados de aplicativos.
O SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construção: não determinam o uso final do produto, mas condicionam uma série de características, possibilidades e limitações. Entre as características mais marcantes de um sistema operacional está a interfacecom o usuário.
Todo equipamento que possua uma interface gráfica, aceite outros programas e maneje hardware interno ou externo tem um SO, apesar de nem sempre isso ser notado.
Aparelhos de TV via satélite digitais, telefones celulares, computadores de mão, servidores de Internet e outros têm seus próprios sistemas operacionais ou equivalentes.

Hardware e Software

Hardware é a parte físicado computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores. 

Diferentemente do hardware, o software é aparte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em: 

- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc. 
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefaespecífica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc. 

Estruturas de Sistemas Operacionais
Sistemas monolíticos Consistida, basicamente, por um programa dividido em sub-rotinas, nessa estrutura qualquer uma dessas sub-rotinas em qualquer parte do programa chamar outra(s) sub-rotina(s).

Sistemas em Camadas
Devido ao crescimento das necessidades dos utilizadores e o aperfeiçoamentodos sistemas, foi-se necessário a modularização da organização do sw do SO . O SO é particionado em níveis, onde o nível mais “baixo” é o hw, e o nível mais “alto” é a interface com o usuário. A principal vantagem dessa estrutura é justamente a modularização, facilitando sua alteração e depuração de cada camada, além de criar uma hierarquia de níveis de acesso que permite proteger as camadas maisinternas.
As camadas são selecionadas de tal modo que cada uma delas opere diretamente com a camada seguinte de nível mais baixo.
Uma desvantagem desta estrutura é o tempo de resposta ao usuário, pois numa requisição do mesmo, uma camada irá se comunicar com a outra diretamente seguinte, e assim por diante, possibilitando a modificação de parâmetros a cada camada, necessidade de dados e ainda...
tracking img