Fixamento livro sonia kramer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prefácio

O capítulo 1 trata de fundamentar a proposta descrevendo as bases teóricas do currículo, e a apresentando as três tendências pedagógicas que mais freqüentemente influenciam no Brasil a educação de crianças de 4 a 6 anos.
O primeiro aspecto que deve ficar claro é o fato de o currículo ser um guia de apoio, mas que não substitui a ação da direção e da supervisão pedagógica. Istoporque o currículo é concebido de forma dinâmica, e entende que a prática coloca elementos e problemas importantes sobre e a partir dos quais é necessário refletir coletivamente.O currículo estabelece pontos de chegada e caminhos a percorrer que precisam ser constantemente realimentados pela ação da equipe pedagógica, que não só dele retira subsídios, mas também traz a ele contribuições valiosasadvindas tanto de uma análise crítica do trabalho cotidiano, quanto do próprio aprofundamento do estudo e da discussão conjunta.
(KRAMER SONIA, página 14 e 15).
"Precisamos muito mais que a teoria, é necessário colocar em prática toda a dinâmica pedagógica"


Capítulo 1

Fundamentos Teóricos da Proposta

Toda proposta pedagógica deve ser orientada por pressupostos teóricos que explicitam asconcepções de criança, de educação e de sociedade.

Bases Teóricas

Situado a educação de crianças de 4 6 anos no Brasil – Contribuições da visão histórica (KRAMER SONIA, página 17).

A baixa qualidade do ensino, aliada à falta de vagas nas escolas em algumas regiões do País são as maiores responsáveis por esse fato.
A repetência e a evasão são uma constante na escola brasileira, e aobrigatoriedade dos 7 aos 14 anos, se bem que estabelecida em lei, não é, ainda, realidade para maioria da população.
"A educação no Brasil precisa urgentemente ser revista, fala-se de educação com qualidade, mas a realidade que temos nas escolas é assustadora"
Hoje, então, apenas 10% das 25 milhões de crianças brasileiras de 0 a 6 anos (das quais cerca de 16% são crianças de 4 a 6 anos) recebem algumtipo de atendimento, incluindo-se aqui dados da rede privada e das iniciativas de órgãos de assistência social. A nova Carta Constitucional reconhece o dever do estado de oferecer creches e pré-escolas para todas as crianças de 0 6 anos. No entanto, a fim de que esse reconhecimento se transforme em realidade, fazendo com que a educação pré-escolar se torne verdadeiramente pública, é necessárioque haja legislação e recursos específicos, estabelecidos não só pela nova lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, mas também pelas Constituições Estaduais (KRAMER SONIA, página 18).
“Os direitos das crianças como cidadãos seta garantida pela Lei, mas não esta sendo cumprida verdadeiramente, tornando assim uma vergonha para a população e as gerações futuras”

Definindo o papel da escola -Contribuições da sociologia

Há uma estreita relação entre educação e sociedade.
Entendemos que a escola tem o poder de mudar a sociedade, mas, simultaneamente, ela não tem o mero papel de conservar mecanicamente essa sociedade. A escola de 1º grau e também a escola para crianças até 6 anos têm a função de contribuir, junto com as demais instâncias a vida social, para as transformaçõesnecessárias no sentido de tornar a sociedade brasileira mais democrática.
Por isso, reconhecemos a função pedagógica do trabalho com crianças de 0 a 6 anos, capaz de favorecer o desenvolvimento infantil e a aquisição de conhecimentos, e consideramos como extremamente relevantes as contribuições que pode conferir à escola de 1º grau.
A fim de que essa função na prática, o trabalho pedagógico precisa seorientar por uma visão das crianças como seres sociais, indivíduos que vivem em sociedade, cidadãs e cidadãos (KRAMER SONIA, página 19).
"Nós como professores temos o dever de colocarmos em prática a nossa função pedagógica, tornando ao menos a vida escolar destas crianças suficientes para serem vistas como verdadeiros cidadãos"

Compreendendo o processo de desenvolvimento infantil –...
tracking img