Fixamento livro sonia kramer

3395 palavras 14 páginas
Prefácio

O capítulo 1 trata de fundamentar a proposta descrevendo as bases teóricas do currículo, e a apresentando as três tendências pedagógicas que mais freqüentemente influenciam no Brasil a educação de crianças de 4 a 6 anos.
O primeiro aspecto que deve ficar claro é o fato de o currículo ser um guia de apoio, mas que não substitui a ação da direção e da supervisão pedagógica. Isto porque o currículo é concebido de forma dinâmica, e entende que a prática coloca elementos e problemas importantes sobre e a partir dos quais é necessário refletir coletivamente.O currículo estabelece pontos de chegada e caminhos a percorrer que precisam ser constantemente realimentados pela ação da equipe pedagógica, que não só dele retira subsídios, mas também traz a ele contribuições valiosas advindas tanto de uma análise crítica do trabalho cotidiano, quanto do próprio aprofundamento do estudo e da discussão conjunta.
(KRAMER SONIA, página 14 e 15).
"Precisamos muito mais que a teoria, é necessário colocar em prática toda a dinâmica pedagógica"

Capítulo 1

Fundamentos Teóricos da Proposta

Toda proposta pedagógica deve ser orientada por pressupostos teóricos que explicitam as concepções de criança, de educação e de sociedade.

Bases Teóricas

Situado a educação de crianças de 4 6 anos no Brasil – Contribuições da visão histórica (KRAMER SONIA, página 17).

A baixa qualidade do ensino, aliada à falta de vagas nas escolas em algumas regiões do País são as maiores responsáveis por esse fato.
A repetência e a evasão são uma constante na escola brasileira, e a obrigatoriedade dos 7 aos 14 anos, se bem que estabelecida em lei, não é, ainda, realidade para maioria da população.
"A educação no Brasil precisa urgentemente ser revista, fala-se de educação com qualidade, mas a realidade que temos nas escolas é assustadora"
Hoje, então, apenas 10% das 25 milhões de crianças brasileiras de 0 a 6 anos (das quais cerca de 16% são crianças de 4 a 6 anos) recebem algum

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas