Sistemas operacionais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS





















Prof.: Maria do Carmo




2. TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS


Tipos de Sistemas
Operacionais



Sistemas Sistemas Sistemas com
Monoprogramáveis/ Multiprogramáveis/ Múltiplos
Monotarefa Multitarefa Processadores

2.1 Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa

Os primeiros sistemasoperacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa (job). Qualquer outro programa, para ser executado, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizavam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.

Os sistemasmonoprogramáveis estão tipicamente relacionados ao surgimento dos mainframes. Posteriormente, com a introdução dos primeiros computadores pessoais e estações de trabalho, estes tipos de sistemas voltaram a ser desenvolvidos para atender máquinas que, na época, eram utilizadas por apenas um usuário. Os sistemas monotarefa, como também são chamados, se caracterizam por permitir que todos os recursos dosistema fiquem exclusivamente dedicados a uma única tarefa.

Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempreutilizados de forma integral.

Comparados a outros sistemas, os sistemas monoprogramáveis/monotarefa são de simples implementação, não existindo muita preocupação com problemas de proteção.


2.2 Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa

Os sistemas multiprogramáveis que vieram a substituir os monoprogramáveis são mais complexos e eficientes. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas umprograma utilizando seus diversos recursos, nos multiprogramáveis vários programas dividem esses mesmos recursos.

Por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa emgerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são o aumento da produtividade dos seus usuários e a redução de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema.

A partir do número de usuários que interagemcom o sistema, podemos classificar os sistemas multiprogramáveis como monousuário ou multiusuário.

O conceito de sistema multiprogramável está tipicamente associado aos mainframes e minicomputadores, onde existe a idéia do sistema sendo utilizado por vários usuários (multiusuário). É possível que um usuário execute diversas tarefas em um sistema mono-usuário. A estes sistemas damos o nome demultitarefa, e se caracterizam por permitir que o usuário edite um texto, imprima um arquivo, copie um arquivo pela rede e calcule uma planilha.

Um usuário Dois ou mais usuários

Monoprogramação/ Mono-usuário N/A
Monotarefa

Multiprogramação/ Mono-usuário Multiusuário
Multitarefa

Os sistemas multiprogramáveis/multitarefa podem ser classificados pela forma que suasaplicações são gerenciadas, podendo ser divididos em sistemas batch, de tempo compartilhado ou de tempo real.

Sistemas Multiprogramáveis/
Multitarefa


Sistemas Batch Sistemas de Tempo Sistemas de
Compartilhado Tempo Real





2.3 Sistemas Batch

Os sistemas batch (lote) foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados e caracterizam-se por terem...
tracking img