Movimento circular, fisico quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Dá-se o nome de movimento a um objeto que varia em posição num determinado intervalo de tempo. Um movimento é sempre analisado e medido relativamente a um dado referencial. Um objeto podeestar em movimento relativamente a um referencial, mas em repouso relativamente a outro.
Um movimento é caracterizado por velocidade, deslocamento, aceleração, posição e tempo
Muitos físicos efilósofos fizeram um estudo sobre movimento, tendo sido os mais bem sucedidos e celebres Aristóteles, Galileu Galilei e Isaac Newton.
Aristóteles foi um filosofo grego que viveu no século IV a.C. edistinguiu-se dos restantes devido às suas descobertas no campo dos movimentos naturais e violentos. Foi defensor da teoria geocêntrica e que corpos com massas diferentes em queda livra atingiamvelocidades diferentes.
Galileu foi um físico e astrônomo italiano que viveu no século XVI. Este físico provou Aristóteles errado, mostrando que ignorando a resistência do ar a velocidade que os corposatingiam em queda livre dependia unicamente da altura, e não da massa. Foi este mesmo físico que também deu a introdução do conceito da aceleração
Isaac Newton foi um físico, astrônomo e matemático Inglêsque viveu no século XVII. Este teve como base algumas das teorias de Galileu e foi a partir dos seus estudos que surgiram as leis da dinâmica e a lei da gravitação universal.

Movimento Circularuniforme
O Movimento Circular trata-se do movimento no qual um objecto ou ponto material se desloca numa trajectória circular, existindo uma força centrípeta que muda de direcção, que por sua vez écontinuamente aplicada em direcção ao centro da circunferência . A velocidade do movimento é sempre tangencial à trajectória. A força centrípeta é responsável por aquilo a que de aceleração centrípetaque tem um sentido radial. Para além de ser uma movimento uniforme, existe uma força e aceleração centrípeta constante . A sua velocidade é apenas igual em módulo pois está sempre a mudar de sentido...
tracking img