RELATORIO AULA 3 R01e

1106 palavras 5 páginas
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 03:
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Componentes:

VITÓRIA
ABR/2015
1. INTRODUÇÃO

Na química fenômeno são as modificações que ocorrem com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico:
O Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura das substâncias, ou seja, não altera sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Já o Fenômeno Químico é aquele que altera a estrutura das substâncias, modificando sua composição química. Esse fenômeno altera a natureza da matéria.
Experimentalmente, é possível diferenciar os fenômenos físicos dos químicos pela observação das alterações ocorridas durante as experiências. A formação de gases, de produtos insolúveis (denominados precipitados) e de colorações inesperadas no sistema, são fortes indícios da ocorrência de um fenômeno químico, uma vez que possuem características diferentes das dos reagentes usados.

2. OBJETIVO

O objetivo da Aula 03 da disciplina de Laboratório de Química consistia em realizar experimentos de tal forma que fosse possível verificar e entender as diferenças entre os fenômenos químicos e físicos.

3. MATERIAIS E REAGENTES

Os materiais e reagentes utilizados durante o experimento são os listados abaixo:
Bico de bunsen
Tubos de ensaio
Estante para tubos
Pinça de madeira
Chumbo (Pb)
Zinco (Zn)
Sacarose (C12H22O11)
Cloreto de Sódio (NaCl)
Ácido clorídrico 1M (HCl)
Sulfato de sódio (Na2SO4)
Cloreto de Bário (BaCl2)
Cloreto de ferro III (FeCl3)
Tiocianato de amônio (NH4SCN)

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Experimento A: Aquecimento
1- Colocar uma pequena quantidade de sacarase (C12H22O11) em um tubo de ensaio seco. Segurar o tubo de ensaio com a pinça de madeira e aquecer no bico de Bunsen fazendo movimentos

Relacionados