Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais


1. Como seria a utilização do computador sem um sistema operacional? Quais são as duas principais funções?
Resposta: O usuário sem o sistema operacional exige um profundo conhecimento do Hardware. Interface entre homem e computador, Gerenciamento do Hardware.

2. Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em umambiente sem o sistema operacional?
Resposta: O programador teria que conhecer o hardware de desenvolver aplicações para o gerenciamento do hardware (ex; gerenciamento de memória, gerenciamento de HD, Dispositivos de I/O, etc.). O programador deverá programar o sistema em questão (ex. controle de estoque) mais aplicativos de gerenciamento de hardware.

3. Explique o conceito de máquinavirtual. Qual a grande vantagem de utilizar esse conceito?
Resposta: O Conceito de máquina virtual é através uma máquina real, conseguir particionar o hardware.

4. Defina o conceito de máquina em camadas?
Resposta: Máquina de Camadas ou máquinas de níveis é maquina que mostra a informação em um alto nível de abstração, como por exemplo, usuário, Sistema Operacional e Hardware para umnível mais especifico, como por exemplo: Usuários (analista de sistemas, programadores, aplicativos, etc.), Sistema Operacional (Gerenciamento de Memória Principal, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Threads, Gerenciamento de memória secundária). Hardware (Linguagem de Máquina, circuitos eletrônicos, micro programação).

5. Quais os tipos de sistema operacionais existentesResposta: São os sistemas monotarefas e multitarefa e sistemas com múltiplos processadores.

6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistema mono programáveis
Resposta: Porque as tarefas (programas) têm diferentes perfis. Como por exemplo, um programa A pode utilizar mais processador, e um programa B pode utilizar mais dispositivos de I/O.

7. Qual a grande diferençaentre sistemas monoprogramaveis e sistemas multiprogramaveis?
Resposta: Os sistemas monoprogramaveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas multiprogramaveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto emsistemas monoprogramaveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramaveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramaveis
Resposta: As vantagens do uso de sistemas multiprogramaveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir docompartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

9. Um sistema monousuário pode ser um sistema Multiprogramavel? De um exemplo
Resposta: Sim, somente um usuário interage com o sistema podento possuir diversas aplicações executando concorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo.

10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramaveis?
Resposta: Sistemasbatch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

11. O que caracteriza o processamento em batch? Quais os tipos de aplicações podem ser processados neste tipo de ambiente
Resposta: O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memóriasecundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

12. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los
Resposta: Os sistemas de tempo compartilhado...
tracking img