Academia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos gramaticais



Olá! Sei que todos vocês passaram pelos bancos escolares aprendendo a língua portuguesa por meio, principalmente, da gramática. Mas, apesar de todo esse tempoestudando as regras da língua portuguesa ainda se mostram inseguros na escrita. Por que isso acontece? Uma das respostas estaria exatamente na ineficácia desse ensino pautado apenas na demonstração deregras, normas, usando exercícios ideais e desvinculados da leitura e da escrita. Espero, então, que aproveitem as dicas e reflexões acerca dessa língua “inculta e bela”. Christianne Gally.



Adequaçãoda linguagem

Leia os textos a seguir:
Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
– Compatriotas, companheiros, amigos!Encontramo-nos aqui convocados, reunidos ou juntos, para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assuntoque hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura a presidente da Câmara deste município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
–Ouça lá, por que é que osenhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?
O candidato respondeu:
– Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas de nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; asegunda é para pessoas com nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; e a terceira, é para as pessoas que têm o nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquelebêbado, ali deitado na esquina.
De imediato, o bêbado levanta-se, cambaleante, e dispara:
– Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic): o fato, circunstância ou razão pela qual me encontro noestado etílico, alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa ou quer dizer que o meu nível cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasteiro. (hic). E com toda reverência, estima ou respeito que o...
tracking img