Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 01 - VISÃO GERAL


1. INTRODUÇÃO
Um Sistema Operacional, por mais complexo que possa parecer, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias edispositivos de entrada e saída.
Sem o Sistema Operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O Sistema Operacional tem por objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tomando sua utilização mais simples,rápida e segura.
A grande diferença entre um Sistema Operacional e aplicações convencionais é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um Sistema Operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquermomento.
O nome Sistema Operacional, apesar de ser o mais empregado atualmente, não é único para designar esse conjunto de rotinas. Denominações como monitor, executivo, supervisor ou controlador possui, normalmente, o mesmo significado.
Neste capítulo serão apresentadas as funções básicas de um Sistema Operacional, o conceito de máquina virtual, um histórico da evolução dos SistemasOperacionais e seus diferentes tipos e classificações.


2. FUNÇÕES BÁSICAS
Um Sistema Operacional possui inúmeras funções, mas antes de começar o estudo dos conceitos e dos seus principais componentes é importante saber primeiramente quais são suas funções básicas. Nesta introdução, as funções de um Sistema Operacional são resumidas em duas, descritas a seguir:


• Facilidade de acessoaos recursos do sistema
Um computador ou sistema computacional possui diversos dispositivos, como monitores de vídeo, impressoras, unidades de CD, discos e fitas magnéticas. Quando um desses dispositivos é utilizado, o usuário não se preocupa como é realizada esta comunicação e com os inúmeros detalhes envolvidos nas operações de leitura e gravação.
Para a maioria dos usuários, umaoperação como a leitura de um arquivo em disco pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas específicas, controladas pelo Sistema Operacional, responsável pelo acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória e, finalmente, informação ao programa da conclusão da operação. Cabe,então, ao Sistema Operacional servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tomando esta comunicação transparente, além de permitir um trabalho mais eficiente e com menores possibilidades de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo Sistema Operacional, é denominado máquina virtual e está presente na maioria dos sistemas modernos (fig. 1.1).[pic]


Fig 1.1 Visão do Sistema Operacional


É comum pensar-se que compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas fazem parte do Sistema Operacional, mas, na realidade, estes recursos são apenas utilitários, destinados a facilitar a interação do usuário com o computador.


• Compartilhamento de recursos de forma organizada eprotegida
Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos do sistema computacional, é necessário controlar o uso concorrente desses recursos. Se imaginarmos uma impressora sendo compartilhada, deverá existir algum tipo de controle para que a impressão de um usuário não interfira nas dos demais. Novamente é o Sistema Operacional que tem a responsabilidade de permitir o acesso...
tracking img