Mecanismo de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) O método, ou melhor, a teoria filosófica, para a qual o critério seguro do conhecimento é o intelectualmente dedutivo e não o dado pela intuição sensível nem afetiva.

b) Em geral considera-seracionalismo a introdução dos métodos matemáticos na filosofia, mas aqui matemática é tomada no sentido vulgar. A base do racionalismo que vem de Descartes através de Spinoza e Hegel funda-se naverdade de irrecusáveis princípios a priori, que nos dão os meios claros e evidentes da verdade, já que os sentidos nos oferecem os fatos confusamente. Por essa concepção a experiência só é possível a umespírito possuidor de razão. O racionalismo põe toda a sua fé na razão e se opõe ao irracionalismo e às certezas de ordem afetivas. Chamam os teólogos de racionalistas aqueles que se apegam apenas àrazão e só aceitam os dogmas que podem ser justificados racionalmente.

c) Para alguns é sinônimo até de irreligiosidade. Pode ser teológico ou filosófico. Teológico é o sistema que afirma não admitir arevelação nem mistérios, mas apenas as verdades adquiridas pela razão natural e que esta pode provar. Filosófico é o sistema dos que ensinam que todas as coisas devem ser demonstradas por dedução,partindo-se de algumas verdades prévias, nada devendo-se admitir sem demonstração. [MFSDIC]
Teoria didática
A palavra “didática” se origina do termo grego didaskw (que significa ‘expor claramente’,‘demonstrar’, ‘ensinar’, ‘instruir’). Em primeira instância, este sentido mais originário corresponde aproximadamente a tudo aquilo que é “próprio para o ensino”.

A didática foi concebida como base deuma reforma educacional importante pela primeira vez no século 17, com João Amós Comenius, em sua obra Didática Magna. Nesta época ele havia observado que a educação se dava de maneira muitoespontânea, permeada de puro praticismo, não havia sistematização, organização ou planejamento. Com o objetivo de organizar e sistematizar a educação, Comenius escreveu a Didática Magna, que pretendia...
tracking img