Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Gerais

1. Quais são as principais funções de um Sistema Operacional?
Os Sistemas Operacionais são programas que atuam como intermediário na comunicação do usuário com o hardware, facilitando as soluções de possíveis problemas e principalmente o uso eficiente dos hardwares presentes no computador. Entre as principais funções, temos: Interface com o usuário, Executarprogramas, Operações de I/O, Manipulação do sistema de arquivos, Comunicação de processos, Detecção de erros, Alocações de recursos, Contabilidade, Proteção e segurança.

2. Como seria desenvolver aplicações para um ambiente sem um Sistema Operacional?
Seria muito mais complexa devido à falta de “programação em baixo nível”, tendo que utilizar comandos para se comunicar diretamentecom o hardware, mesmo para fazer atividades simples.

3. Explique por que o uso de um Sistema Operacional Monotarefa leva à subutilização dos recursos.
Em um SO Monotarefa só é possível à execução de um programa por vez, e como um programa não utiliza todos os recursos do sistema ao longo de sua execução, isso gera a subutilização de alguns recursos.

4. Como funciona umSistema Operacional de tempo compartilhado?
Os Sistemas Operacionais de tempo compartilhado permitem que vários programas sejam executados a partir da divisão em pequenos intervalos de tempo do processador, a vantagem disso é impressão de que todo o sistema está dedicado para um único usuário, já que esse tipo de SO permite que cada usuário tenha seu próprio ambiente de trabalho.

5.Os Sistemas Operacionais desktop (Windows, Linux, MacOS) são de tempo real? Por quê?
Sim, já que o tempo de resposta das aplicações são bem rápidos (milisegundos) e podem ser considerados em tempo real.

6. Que aplicações necessitam de um Sistema Operacional de tempo real?
Aplicações de controle de processos, como por exemplo: Refinarias de Petróleo e controle detráfego aéreo são executadas em sistemas operacionais de tempo real.

7. Defina o conceito de Processo. Por que este conceito é tão importante no projeto de sistemas multitarefa?
Processo é o “local” onde um programa é executado, além disso, um processo possui varias informações como: quantidade de recursos que um programa poderá utilizar o endereçamento deste programa, tempo deprocessador, área em disco, etc.
Eles são importantes pelo fato de serem os responsáveis pela alocação de recursos de um programa, pelo compartilhamento de dados, troca de informações e principalmente a sincronização de sua execução.

Processos

8. O que é a tabela de processos? O que ela armazena?
Tabela de processos é uma tabela que contém informações sobre o estadodos processos. Nessa tabela são armazenadas as características dos processos, sendo: identificador pid, o proprietário, qual a prioridade, a quantidade de memória atribuída, os ficheiros abertos, qual o estado do processo, etc.

9. O que é o contexto de um processo? Como ocorre a troca de contexto?
Contexto de um processo são todas as informações necessárias para a execução de umprograma, eles são divididos em três e juntos mantêm todas as informações para tal execução. A troca de contexto ocorre a partir do momento que um processo perde a UCP, ele também troca de contexto.

10. Qual é a diferença entre processo e thread?
Processos são programas em execução com apenas um fluxo de execução. Threads são programas em execução com vários fluxos de execução.Também é importante ressaltar que as Threads são pequenas e são processadas de forma muito rápida.

11. Para que servem as threads?
Threads servem para possibilitar a diminuição da alocação de recursos do sistema, além de diminuir o overhead na criação, troca e eliminação de processos. Diversos programas que utilizamos hoje em dia não funcionariam se não fossem as threads, já que...
tracking img