Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSERINDO A SUSTENTABILIDADE NA GESTAO DOS RESIDOS SOLIDOS

SUMARIO

Introdução ...............................................................................pag.
Objetivos Gerais......................................................................pag.
Objetivos Especificos.............................................................pag.
Capitulo1.................................................................................pag.
Capitulo 2.................................................................................pag.
Capitulo 3.................................................................................pag.
Considerações Finais.............................................................pag.Referencias..............................................................................pag.
Anexos.....................................................................................pag.

APRESENTACAO
Este trabalho foi elaborado visando a inversão do conceito de sustentabilidade na gestão dos resíduos sólidos gerados por uma comunidade, propondo a ser um meio de configurar as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economiaspossam utilizar o reaproveitamento com inclusão social e preservação ambiental, reduzindo a geração dos mesmos.

PALAVRAS CHAVES - Gerenciamento – sustentabilidade – resíduos sólidos – coleta seletiva – reciclagem – reduzir – reutilizar – compostagem.

ABSTRACT
This research was carried out aiming to put in the concept of sustainability on the management of solid waste created by acommunity, it proposes to be a way to manage the humans activities, in a way, that the society, its members and economy can use the reuse preserving the environment and reducing the waste generation.

KEY WORDS – Management – sustainability - solid residues – selective collection – recycling – to reduce – to return – organic compound.

1.0 - INTRODUCAO
A busca de soluções para osproblemas gerados pelos resíduos sólidos passa, necessariamente, pela forma de gestão, com participação e sustentabilidade, em busca de aliados, diante do contexto cultural estabelecido, pela sociedade, ao longo do tempo, do que seja lixo. Somente a implementação de novas tecnologias não e o suficiente, se não tiver o envolvimento de toda a comunidade, com a formação de multiplicadores, em ações quepossam estabelecer novos hábitos, procedimentos e o mais importante, nova cultura e novos valores.
A mídia estimula o consumo, o consumismo leva ao desperdício e o desperdício gera resíduo. E apenas com a criação de novos hábitos será possível a construção de uma sociedade mais consciente e mais comprometida com o meio ambiente e com a sustentabilidade.2.0 - OBJETIVOS GERAIS
1. Conhecer a dinâmica da gestão dos resíduos sólidos.
2. Despertar a comunidade sobre a importância da reciclagem, do reaproveitamento e da reutilização, com atitudes que possibilitem a redução na geração dos resíduos sólidos e a correta destinação destes.

3.0 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Desenhar o sistema integrado de resíduos sólidos.
2. Classificaros resíduos e a devida destinação de cada um.
3. Contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade.
4. Identificar as parcerias possíveis de aliança.
5. Realizar ações de educação ambiental na comunidade.

4.0 – DEFINICOES E CONCEITOS
4.1 - GESTAO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Desenvolvimento Sustentável e “aquele que atende às necessidades do presente semcomprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”. (G.H. et l apud LEIS, 1999, p.151).
Dentre as muitas definições apresentadas na literatura, destaca-se, também, aquela adotada por NILSSON (1998), do que seja Gestão Ambiental:
"Gestão ambiental envolve planejamento, organização, e orienta a empresa a alcançar metas ambientais especificas, em uma analogia,...
tracking img