A reforma do ensino em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Descreve as principais medidas tomadas por Sebastião de Carvalho e Melo na reconstrução de Lisboa.
A reconstrução da cidade de Lisboa após o sismo de 1 de Novembro de 1755, entregue aosengenheiros Manuel da Maia e Eugénio dos Santos que optaram pela destruição dos restantes prédios que se encontravam ainda de pé e desta forma organizando uma cidade de raiz, foi orientada de acordo com oracionalismo iluminista da época. Este ditou as seguintes características:
- Traçado geométrico;
- Ruas largas e rectilíneas
-Subordinação dos projectos particulares á unidade do conjunto (ou sejatodos os edifícios construídos na cidade teriam que seguir o modelo da restante cidade, até as igrejas deveriam ter um exterior que se integrasse na cidade)
-sentido prático, temos como exemplo osistema anti-sísmico que prevenia os edifícios para no caso de haver um novo sismo houvesse menos probabilidade de caírem.
-Valorização da burguesia, transformando o Terreiro do Paço em Praça do comerciode modo a facilitar as trocas comerciais realizadas pelos mesmos.

2- Caracterize a política educativa portuguesa na segunda metade do século XVIII.
Os estrangeirados (portugueses que, vivendo noestrangeiro, traziam para Portugal as ideias iluministas) foram acolhidos pelo Marquês de Pomba. Ribeiro Sanches, Luís António Verney e Martinho de Mendonça foram alguns dos estrangeirados que maisinfluenciaram a reforma do ensino. Esta pautou-se pelas seguintes medidas:
- Criação do Real Colégio dos Nobres (para preparação dos filhos da nobreza de acordo com as novas concepções pedagógicas);
-Criação da Aula do Comércio para os filhos dos burgueses;
- Fundação das Escolas Menores, entre elas, as de ler, escrever e contar, que eram oficiais e gratuitas;
- Instituição de várias classes deLatim, Grego, Filosofia, Retórica, para preparação para a Universidade;
- Reforma da Universidade de Coimbra (preparada pela Junta da Previdência Literária e custeada por um imposto denominado...
tracking img