Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS OPERACIONAIS

O que é um Sistema Operacional

Um sistema operacional é o programa de sistema mais básico, cuja tarefa é controlar todos os recursos do computador, fornecendo aos programas de aplicativos uma base para que o programador não necessite ter conhecimentos profundos da arquitetura de cada computador que vai rodar sua aplicação.

Segundo Tanenbaum (2008, p.22),Uma função importante do sistema operacional é ocultar toda esta complexidade, e fornecer um conjunto de instruções mais conveniente para o programador trabalhar.

Uma visão alternativa sustenta que um sistema operacional existe para gerenciar todas as partes de um sistema complexo. Os computadores modernos são compostos por processadores, memórias, temporizadores,discos, mouses, interface de rede, impressoras, e uma ampla variedade de outros dispositivos. Na visão alternativa, a tarefa do sistema operacional é fornecer uma alocação ordenada e controlada dos processadores, memórias, e dispositivos de entrada e saída, entre os vários programas que concorrem por eles.

Segundo Deitel (1992 p.3),

Vemos um sistema operacionalcomo os programas, implementados como software ou firmware, que tornam o hardware utilizável. O hardware oferece capacidade computacional bruta. Os sistemas operacionais disponibilizam convenientemente tais capacidades aos usuários, gerenciando cuidadosamente o hardware para que se obtenha uma performance adequada.

O Hardware por si só não tem a menor utilidade. Para torná-lo útil existeum conjunto de programas, utilizado como interface entre as necessidades do usuário e as capacidades do hardware, o sistema operacional é a interface entre usuários, e os recursos disponíveis no sistema, tornando esta comunicação transparente. Os programas de usuário solicitam serviços do sistema operacional através da execução de chamadas de sistema. A cada chamada corresponde um procedimento deuma biblioteca de procedimentos que o programa do usuário pode chamar. Para atingir os objetivos propostos, o sistema operacional oferece diversos tipos de serviços. Todo sistema operacional oferece meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado. Talvez o serviço mais importante oferecido seja o que permite a utilização de arquivos e diretórios. Também o acesso aosperiféricos é feito através do sistema operacional. Cabe também ao sistema operacional garantir que cada usuário possa trabalhar sem sofrer interferência danosa dos demais.

O surgimento dos Sistemas Operacionais

A descoberta do transistor deu novo impulso a eletrônica e aos computadores. Apesar de seu custo ainda alto, já era possível fabricar e vender computadores para grandes empresas eorganismos governamentais, tanto que em 1951 surge o primeiro computador comercial, o Univac-I (Universal Automatic Computer) e em 1953 a IBM lança seu primeiro computador digital, o IBM 701. Para programá-los ainda era necessário conhecer detalhes sobre seus circuitos e sobre o funcionamento de seus dispositivos. Tais exigências faziam que os computadores só pudessem ser utilizados por especialistasem eletrônica e programação. Mesmo tais especialistas tinham dificuldade em lidar com diferentes computadores, dado que cada computador possuía uma estrutura e funcionamento particulares. A programação era feita em Assembly, ou seja, diretamente em linguagem de maquina. Com a evolução dos computadores, tornou-se necessário criar pequenos programas que os controlassem na execução de tarefascotidianas, tais como acionar certos dispositivos em operações repetitivas ou mesmo simplificar a execução de novos programas. Surgiram assim os primeiros sistemas operacionais.

Segundo Prof. Carlos Maziero(2008,p.26)

Os primeiros sistemas de computação, no final dos anos 40 e início dos anos 50, não possuíam sistema operacional. Por outro lado, os sistemas de...
tracking img