Sistemas estruturados em redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacharelado em Ciência Da computação
frederico matos
João paulo Pain
Paulo roberto seixas
samuel simões costa

SISTEMAS ESTRUTURADOS EM REDES DE COMPUTADORES

Salvador
2011
frederico matos
João paulo Pain
Paulo roberto seixas
samuel simões costa

SISTEMAS ESTRUTURADOS EM REDES DE COMPUTADORESTrabalho apresentado ao Centro Universitário da Bahia - FIB, como avaliação parcial – AVII da disciplina de Redes II, do curso de Bacharelado em Ciência Da Computação, 2011.1, turma 7A, noturno, sob a orientação da Professora Raimunda.

Salvador
2011
INTRODUÇÃO

O objetivo básico de uma rede de computadores independente do seu tamanho e garantir segurança confiabilidade e que seusrecursos de informação sejam compartilhados rapidamente. Com isso as redes devem possuir meios de transmissão eficientes, regras básicas (protocolos) e mecanismos capazes de garantir o transporte das informações entre os seus elementos constituintes. Uma rede de computadores deve apresentar regras básicas e mecanismos capazes de garantir o transporte seguro das informações entre seus elementosconstituintes. Uma vez em rede, as informações devem ser enviadas de maneira coerente, ou seja, o sistema deve ser capaz de determinar o destino dessas informações, e os equipamentos que a integram deve ser capaz de nomear e identificar seus diversos componentes por meio de mecanismos padronizados (interfaces, protocolos etc.). Atualmente, a estrutura básica que permite essa fusão de recursos e odesenvolvimento de novas tecnologias é o sistema estruturado. Ele tem como objetivo organizar e unificar as instalações de redes existentes e os novos sistemas que venham a surgir, tornando-se assim um sistema-padrão, referência no desenvolvimento de novos produtos e soluções para o segmento de redes de computadores.

Arquiteturas modulares

A solução para a infraestrutura de uma rede decomputadores pode ser classificada como definitiva quando analisada em um contexto geral. Todos os atributos devem ser cuidadosamente observados o que torna sua comparação bastante difícil e complexa, em muitos casos devem se dar preferência às soluções modulares. Sua modularidade caracteriza como sendo o grau de alteração de desempenho e de funcionalidades que esta rede pode experimentar devido amudanças no seu projeto original. Dentre os benefícios que as arquiteturas modulares oferecem estão as facilidades para modificações das funções lógicas dos elementos de hardware, que permitem sua substituição independente da sua relação com outros elementos, além disso, um sistema modular oferece ainda a facilidade para crescimento no que diz respeito às configurações, permitindo melhorias dedesempenho e funcionalidade e um baixo custo para ampliações e mudanças de layout.

Considerações para projetos

A implantação de uma rede de computadores deve-se a sua facilidade de uso e manutenção tanto para usuários com administradores, também deve possuir um conjunto básico de ferramentas que possibilite oferecer uns serviços de qualidade para os seus usuários. Para facilitar suaimplementação o projeto pode ser dividido em duas etapas:
Projeto físico, que se referem à topologia física da rede composta pelos meios de comunicação (pares metálicos, fibras ópticas, radio, enlace, etc), dispositivo de rede (placa de rede, swiches, hubs, roteadores, etc), e pelos próprios computadores e demais elementos constituintes do hardware.
Projeto lógico, que é àtopologia lógica das partes físicas, ou seja, o conjunto de regras que permitem o funcionamento de todo o conjunto do hardware de rede. Assim, o projeto lógico trata do conjunto dos recursos que os usuários vêem quando estão utilizando a rede, tais como espaço em disco rígido, impressoras e aplicativos aos quais um computador tem acesso quando está conectado na rede.

Confiabilidade

A...
tracking img