Cabeamentos estruturados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS CONVENCIONAIS


Os sistemas convencionais são aqueles que já estamos acostumados, como as redes locais de computadores,redes de telefonia, circuitos para distribuição de sinais de televisão, circuitos de segurança, de automação de processos. Esses sistemas tiveram origens diferentes e se desenvolveram também de forma independente, fazendo com que seus métodos de comunicação fossesexcluídos, dando origem a sistemas prioritários.


CABEAMENTO ESTRUTURADO

Cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede.
Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica prontapara quando precisar ser usada. A idéia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CABEAMENTO ESTRUTURADO

O cabeamento estruturado possui vantagens em relação aos sistemas convencionais comonormalização(possui um padrão), flexibilidade(fácil manejo), fácil gerenciamento e segurança entre outros, não vêm tendo a aceitação esperada. Este fato se dá principalmente a barreiras culturais de engenheiros projetistas e instaladores que argumentam o fato de que o custo inicial do cabeamento estruturado e maior, condenando assim seu uso.

APLICAÇÃO

O cabeamento estruturado e concebido paraintegrar, no mesmo cabeamento, toda a rede de comunicação de voz, dados e imagem. Suporta ainda, todos os controles lógicos, como alarmes, sensores de temperatura, umidade, fumaça, entre outros.

SISTEMAS CONVENCIONAL DE DADOS

Possui cabos menos flexíveis e suportam menos velocidades. Possuem um custo inicial menor que o do cabeamento estruturado.





IMPORTANCIAS DAS NORMAS E PADRÕESA padronização de um sistema de cabeação, no que diz respeito aos componentes e equipamentos utilizados em toda a organização, pode prover uma economia significativa em tempo de resposta e treinamento de equipes de suporte. Em adição a um sistema de cabeação com componentes padronizados, deve existir também um sistema de numeração consistente e que seja conciso e fácil de entender.SUBSISTEMAS QUE COMPÕEM O CABEAMENTO ESTRUTURADO

Cabeamento horizontal: compreendido pelas conexões da sala de telecomunicações até a área de trabalho.
Cabeamento backbone: esse nível realiza a interligação entre as salas de telecomunicações, salas de equipamentos e pontos de entrada. Ele é principalmente constituído dos cabos de backbone e cross-connectons intermediários e principal, cabos de conexão,conexão entre pavimentos e cabos entre prédios.
Área de trabalho (Works área): local físico onde o usuária trabalha com os equipamentos de comunicação. O nível e construído pelos pcs, telefones, etc., cabos de ligação e eventuais adaptadores.
Sala de telecomunicações: É o espaço destinado para a acomodação de equipamentos, terminação e manobras de cabos. É o ponto de conexão entre o backbone e ocabeamento horizontal.
Sala de equipamentos: local onde são abrigados os principais equipamentos ativos da redes, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc.
Entrada do edifício: É o ponto onde é realizado a interligação entre o cabeamento externo e o intra-edificio dos serviços disponibilizados ( entrada da LP e PABX por exemplo).


DIFERENÇAS ENTRE TOPOLOGIAS LÓGICAS ETOPOLOGIAS FíSICAS

Física: visão da rede a partir da sua topologia física, ou seja, considerando o meio físico utilizado e os seus equipamentos;
Temos três tipos de topologia física, conhecidas como topologia de barramento, de estrela e de anel.
Lógica :A topologia lógica é um conjunto de padrões de conectar computadores para criar uma rede. Através dela você irá determinar que tipo de dado deve...
tracking img