Sistemas erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thais Cássia Cabral Padilha; Fernando Augusto Silva Marins

Sistemas ERP: características, custos e tendências
THAIS CÁSSIA CABRAL PADILHA
Oracle do Brasil

FERNANDO AUGUSTO SILVA MARINS
Faculdade de Engenharia – Campus de Guaratinguetá – UNESP

Resumo
Muitas empresas estão adotando Sistemas ERP devido a várias razões, tais como: decepção com sistemas incompatíveis, incapacidade doDepartamento de Tecnologia de Informação em realizar a integração entre os sistemas existentes atualmente na empresa e outros motivos que influenciam diretamente a competitividade da Empresa. Neste contexto, este artigo apresenta as principais características de Sistemas ERP, suas vantagens e desvantagens, bem como os custos envolvidos na sua implementação. Finalmente, as tendências e o futuro deSistemas ERP são comentados.

Palavras-chave
Sistemas ERP, características, custos de implementação, tendências.

ERP systems: characteristics, implementation cost, tendencies
Abstract
Several Companies are adopting ERP systems due to different reasons, such as: deceptions with incompatible systems, incapacity of Technology Information Department of doing integration among current systems, andother reasons which have direct influence in Company’s competitiveness. In this context, this work presents the main ERP system characteristics, and the advantages, disadvantages and costs involved with its implementation. Besides this, the tendencies and the future for ERP systems are commented.

Key words
ERP systems, characteristics, implementation cost, tendencies.

102

RevistaProdução, v. 15, n. 1, p. 102-113, Jan./Abr. 2005

Sistemas ERP: características, custos e tendências

INTRODUÇÃO
No atual cenário empresarial mundial, as empresas buscam cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja pela redução de custos, pela melhoria do produto, agregando mais valor ao produto e se diferenciando da concorrência ou se especializando em algum segmento ou nicho de mercado. Acompetição tem escalas globais, acontecimentos em países distantes podem trazer conseqüências instantâneas para a indústria local. Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do MRP – Material Requirements Planning,passando pelo MRPII – Manufacturing Resources Planning e chegando ao Enterprise Resource Planning – ERP (STAIR, 1999). A tendência atual da área de sistemas de informações gerenciais é de não apenas visualizar a empresa isoladamente, mas toda a cadeia de suprimento, conseguindo realizar o planejamento estratégico e tático globalmente para a cadeia, além do operacional para a empresa. Para isso,estão sendo desenvolvidos softwares de gestão (SAUTER, 1996) – novas ferramentas para atuar tanto em uma ponta da cadeia, no caso dos clientes com o CRM – Customer Relationship Management (CHLEBA, 2001) até a outra ponta dos fornecedores com o SRM – Supplier Relationship Management (http://help.sap.com/saphelp_srm30/ helpdata/en/95/f6a93e08503614e10000000a114084/ frameset.htm). A introdução de um ERPem uma empresa tem um impacto enorme em todas as operações que são realizadas diariamente em suas instalações. Os sistemas ERP são atraentes porque unificam a informação, pois surgiram com a promessa de resolver problemas de integração, disponibilidade e confiabilidade de informações ao incorporar em um único sistema as funcionalidades que suportam diversos processos de negócios em uma empresa(OLIVEIRA & RAMOS, 2002). Muitas empresas estão optando pelos pacotes ERP (Enterprise Resource Planning) devido a vários motivos, tais como: frustrações com sistemas incompatíveis, departamentos de tecnologia de informação desabilitados a prover integrações entre estes sistemas e outros que influenciam diretamente na obtenção de maior competitividade. Além disso, algumas empresas têm, com...
tracking img