Sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anderson
Maicon Cardoso
Leandro Laranjeira Rodrigues
Willyan Kretzer











SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA
ERP














PALHOÇA (SC)
2007



1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo familiarizar o sistema de gestão integrada à medida que o mesmo pode ajudar as empresas na obtenção de dados e interação entre os setores que compõe aorganização.
De fato a constante evolução tecnológica, faz com que as empresas busquem sempre estar na frente de seus concorrentes com o intuito de garantir melhor atendimento e satisfação dos seus clientes.
O mercado é cada vez mais agressivo, reorganizar os processos faz parte da preparação para buscar com mais rapidez a informação.
Informação gera o conhecimento, porém é preciso lembrar quepara o de ERP ( Enterprise Resource Planning) a palavra chave é integração, onde a mesma se encaixa entre departamentos e processos sendo assim uma vantagem competitiva em relação as demais empresas existentes no mercado.

















2. SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA


2.1 O que é ERP




É a tentativa de integrar todos os departamentos e funções de uma determinadaempresa ou instituição para um único sistema computacional que serve e responde às necessidades particulares de cada departamento. É o seu principal objetivo construir um único programa de software que sirva as necessidades dos funcionários de contabilidade assim como as dos recursos humanos e ainda do armazém na gestão de entradas e saídas de material e respectivas guias.
O ERP automatizaos processos de uma empresa, com a meta de integrar as informações através da organização, eliminando interfaces complexas e caras entre sistemas não projetados para conversarem.
Com o ERP, a redundância de informações é eliminada, pois ele faz com que todos os usuários olhem para uma única fonte de dados, independentemente das tarefas que realizam. Este banco de dados é único e, contem eintegra todos os dados que a empresa manipula e mantém, interagindo com todas as aplicações no sistema.




2.2 Como surgiu o ERP


O MRP surgiu com a necessidade de um planejamento efetivo de materiais e insumos para atender a demanda por ordens de produção e de compra. Era um software para atender departamentos específicos, sem que houvesse uma integração total entre os demaisdepartamentos da empresa.
O MRP (Planejamento das necessidades de Materiais) foi desenvolvido na década de 60 por J. Orlick, e era utilizado para o gerenciamento de materiais, através do planejamento de ordens de compra e ordens de fabricação. Na década de 70 Oliver Wight introduziu o MRP II ( Planejamento de recursos de Manufatura ), que incorporou ao MRP outras funções prioritárias para meta deprodução.
O ERP surgiu na década de 90, quando a palavra chave passou a ser integração. Ele é considerado, por alguns autores, o estágio mais avançado dos sistemas tradicionalmente chamados de MRP II ( Corrêa, 1997)
Os ERP evoluíram até aos dias de hoje e continuam em constante evolução, pois tentam de uma forma ou outra acompanhar a evolução das próprias tecnologias computacionais.Tudo isto levou as empresas a acreditar que os sistemas ERP poderiam mesmo melhorar a desempenho de uma empresa.




2.3 Características do ERP




Os sistemas ERP não servem apenas para integrar os vários organismos de uma empresa. Para verdadeiramente ser considerado ERP, o sistema possui algumas das seguintes características fundamentais:
 Flexibilidade – Um sistema ERP éflexível de forma a responder às constantes transformações das empresas. A tecnologia cliente/servidor permite ao sistema ERP operar sobre diferentes bases de dados pelas conexões de bases de dados abertas, pois é muito provável que o mesmo produto migre de uma área de produção para outra durante o ciclo total de produção.
Modularidade – O sistema ERP é um sistema de arquitetura aberta,...
tracking img