Aula 8 - desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 8 DPP

Questão 1

Antes de responder a questão, leia o texto abaixo:É muito comum as pessoas gastarem quase todo o salário para pagar as contas no final domês. Com o pouco dinheiro que sobra é muito difícil ter um plano de investimentos. Mas, comsimples ajustes no orçamento doméstico, é possível fazer seu dinheiro render mais. O casalcarioca Luciano, de 28 anos, e Fernanda, de 29 anos, éum típico exemplo de brasileiros quetêm descontrole financeiro e não conseguem poupar. Com formação técnica em Propaganda eMarketing, Luciano é gerente de contas de uma empresa de telefonia. Além do salário líquidode 2.300 reais, ele recebe uma ajuda de custo de 1.400 reais para alimentação e combustível,que compõem a sua renda mensal, pois trabalhando ele gasta, efetivamente, apenas metadedaajuda de custo. Fernanda trabalha como protética e tem uma renda líquida de 830 reais. Noúltimo mês, eles gastaram 4.850 reais dos 4.530 reais que receberam de salário. Quando sabem que não vão conseguir arcar com todos os gastos, invariavelmente, Luciano e Fernandaatrasam alguma conta.Fonte: Adaptado da matéria "Ajuste suas Contas", Você S/A, edição 132.

A partir do texto e das recomendaçõesfeitas durante a aula, é correto afirmar que
:Escolher uma resposta.

a. O casal obteve superávit em suas contas, demonstrando boa capacidade deadministração das finanças familiares.
b. A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento do casal,pois há um déficit.
c. No momento o casal possui independência financeira e pode fazer uma aplicação dovalor excedente em seuorçamento.
d. O texto ilustra uma situação de equilíbrio orçamentário na qual o casal tem controlede seus gastos.

Resposta correta: A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento docasal, pois há um déficit.Comentário sobre a resposta correta

Parabéns, você acertou a resposta! Essa é a únicaafirmativa correta. Independência financeira significa ter um patrimônio pessoal quegererenda suficiente para que a pessoa possa sobreviver pelo resto da vida sem precisar maistrabalhar, o que não se aplica ao caso do casal. O texto também mostra que o casal não temcontrole sobre seus gastos, pois estes ultrapassam o valor da renda familiar. Finalmente,quando isso acontece o resultado é chamado de déficit, e não de superávit.

Questão 2

Para responder a questão, considereos textos a seguir:
Texto 1: Se você ainda não formou uma família, aproveite para fazer uma reserva financeira. Quem temum salário líquido de 1.500 reais e aplica 10% dele todo mês na poupança (150 reais)acumulará 3.859 reais em 24 meses. Com essa grana você pode investir na sua carreira,fazendo um curso.

Texto 2: Utilize o cartão de crédito para aumentar a sua renda mensal, pois com ele você"cria"dinheiro e pode ampliar os seus gastos. É possível economizar cerca de 20% do salário mensalao pagar as contas com cartão de crédito, especialmente utilizando o crédito rotativo.Com base nas discussões propostas pela aula, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.
a. Ambos os textos são falsos e se contrariam.
b. O texto 1 é falso e reforça o texto 2.
c. O texto 2 é falso e contraria otexto 1.
d. Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.

Resposta correta: O texto 2 é falso e contraria o texto 1.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois o texto 1 éverdadeiro e correto ao demonstrar uma forma objetiva de controlar as despesas e,conseguindo fazer uma pequena aplicação, garantir condições de investimento no futuroprofissional.Contrariando essa visão, o texto 2 mostra uma recomendação falsa, pois uma dasformas de controlar as despesas é justamente evitar o uso de cartão de crédito, pois esta éuma forma de financiamento sobre o qual incorrem juros extremamente elevados.

Questão 3

Para responder a essa questão, observe a tirinha abaixo:
A ilustração mostra a atitude de uma pessoa com relação à administração...
tracking img