Sistemas de controle para motores de corrente contínua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA

ALLAN DANIEL ALVES COSTA

SISTEMAS DE CONTROLE PARA MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA

MOSSORÓ-RN 2011

ALLAN DANIEL ALVES COSTA

SISTEMAS DE CONTROLE PARA MOTOR DE CORENTE CONTÍNUA

Monografia apresentada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Departamento deCiências Ambientais e Tecnológicas para obtenção do título de Engenheiro de Energia. Orientador: Prof. D.Sc. Idalmir de Souza Queiroz Júnior – UFERSA. Co-orientador: Prof. D.Sc. Luciano de Barros Sales – UFRN.

MOSSORÓ 2011

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado aos meus pais Geisa e Ciclério, e também a minha querida avó, a mais brava guerreira que este mundo conheceu: Dona Chaguinha. Muitoobrigado por terem sempre acreditado em mim e investido na minha educação e por nunca terem me deixado desistir nos momentos de dificuldade extrema.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pelo dom da vida, pela fé inabalável e por nunca me desamparar nos momentos de fraqueza, “O teu amor incondicional me conforta e me faz regozijar nos mais verdes pastos, no mais belo céu e no mais azul dos mares”. Agradeço a meuspais: Geisa e Ciclério por sempre terem acredito em mim, não importa o que houvesse, eles sempre estiveram presentes me dando paz, conforto e amor. À minha mãe, o ser humano mais incrível do mundo, a mulher mais guerreira, valente, cuidadosa, engraçada e cheia de vida do universo. Muito obrigado minha querida mãe. À meu pai, o homem mais honrado, sábio, humilde e honesto que este mundo jáconheceu, através de seus sábios conselhos consegui trilhar esta etapa de minha vida. A vocês meus amados pais, o meu eterno muito obrigado. As minhas irmãs Adelly e Luanny por todo amor e carinho em todos estes anos de convivência. Vocês são as melhores irmãs do mundo. Aos professores do curso Engenharia de Energia que durante estes 5 anos de graduação compartilharam não somente conhecimento mas tambémamizade e companheirismo. Um muito obrigado especial ao professores Idalmir de Souza, Luciano Sales, Augusto Pavão, Victor Aguiar, Ronaldo Gárcia, Humberto Dionísio, Mílton Moraes e Gustavo Henn. Aos meus companheiros de jornada, os melhores amigos de todos os tempos, obrigado pelos momentos de extrema dedicação, lorota, cafés, madrugadas, ‘sebozões’, praias e milhares de outras coisas. Vocês sãoirmãos pra vida toda! Em ordem alfabética pra evitar descontentamentos: Ádller de Oliveira, Camillo Torquato, Emmanuel Marques, Manoel Salvador e Raclenir Galvão. Aos companheiros de sala: Altair Franklin, Phelipe Oliveira e Sâmya Lorena. Aos meus queridos amigos também da Engenharia de Energia: Magno Medeiros, Romênia Vieira, Bel Guerra e Yáscara Fabrina. A vocês o meu muito obrigado por todaamizade dedicada ao longo dos anos. Agradeço aos amigos da Engenharia Mecânica, Mário Jorge, Hudson Cardoso e Danilson, com quem tive o prazer de estudar no ciclo básico. Obrigado pela sincera amizade. Aos amigos de longe que nunca deixaram de torcer por mim, enviando sempre os melhores desejos de boa ventura: Rebeka Carla, Carlos Albuquerque, Maitê Lima e Daniel do Nascimento. A minha linda e amadanamorada Liciane Couto por todo amor, amizade, companheirismo e compreensão nos muitos momentos de ausência. E a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram com este momento tão sublime os meus sinceros agradecimentos, sintam-se todos cumprimentados e abraçados, sem vocês isso não seria possível.

Aponta pra fé e rema. (Marcelo Camelo)

RESUMO

A energia elétrica utilizada, desde a geraçãoaté o consumo é em corrente alternada; porém os motores de corrente contínua têm tradicionalmente grandes aplicações na indústria, pois eles permitem uma variação de velocidade que pode ser realizada de maneira mais cômoda, em aplicações como esteiras, impressoras e diversas outras por exemplo. Atualmente componentes eletrônicos já são capazes de controlar a velocidade do motor assíncrono...
tracking img