Fluxo de potencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 – Introdução ........................................................... 02

2 – Fluxo de Potência................................................ 03

3 – Tipos Especiais de Motores CC.......................... 03

4- Geradores CC ...................................................... 07

5- Conclusão ............................................................ 09

6 –Bibliografia .......................................................... 10

1 – Introdução
Neste trabalho vamos ressaltar como é o fluxo de potência e o rendimento em máquinas com motores de corrente contínua; também conhecer sobre alguns tipos especiais de motores com corrente contínua, como por exemplo, suas construções, funcionamento e entres outras características. Falaremos também sobregeradores de corrente contínua e quais os seus tipos declarando cada um desses.

2- Fluxo de Potência e Rendimento em Máquinas CC
Independentemente do fato de a máquina CC funcionar como gerador ou como motor, suas perdas rotacionais podem ser determinadas fazendo-a funcionar como motor sem qualquer carga mecânica (a vazio), com sua velocidade nominal e com uma tensão aplicada à armadura, onde essatensão deve corresponder à fcem induzida (motor) ou gerada (gerador) em plena carga.
Fazer uma máquina funcionar como motor a vazio significa não retira potência mecânica nenhuma. Se a potência elétrica de entrada for medida e forem computadas as perdas elétricas, a diferença entre a potência elétrica total e as perdas elétricas deve representar as perdas mecânicas rotacionais do motor àvelocidade nominal.

3 – Tipos Especiais de Motores CC
3.1 – Dínamo
Dínamo é um aparelho que gera corrente contínua(CC), convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética. É constituído por um ímã  e uma bobina. A energia mecânica faz girar um eixo no qual se encontra o ímã, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por indução geram uma energia elétrica e campomagnético. O contrário e/ou contra partida, ou seja, a bobina no eixo, também é possível e faz o mesmo, desenvolvendo dai o Campo.
No interior do dínamo, existe um fio condutor em espiral, e ímãs com a mesma polaridade direcionadas para a espiral. Quando os ímãs são movimentados de forma circular, seu campo magnético atrai os elétrons do condutor, de forma á fazer com que esses elétrons passem para aoutra parte do fio. No caso da existência de um metal, os elétrons "puxados" fariam existir uma Diferença de potencial (DDP), e assim, uma tensão induzida.
Os dínamos funcionam por meio de indução eletromagnética. E esta é sem dúvida a mais importante aplicação do fenômeno de indução. Isso porque esse fenômeno é o único que fornece corrente elétrica com grande energia, como por exemplo, essacorrente que é fornecida para iluminação das cidades e para as indústrias.
O princípio de funcionamento dos dínamos em geral, tanto de corrente contínua como de corrente alternada, é a indução eletromagnética num quadro plano que gira num campo magnético uniforme. Á medida que o quadro gira, ele é percorrido por uma corrente alternada senoidal . Tanto no dínamo de corrente alternada como no decorrente contínua o quadro é percorrido por corrente alternada. A diferença entre eles está na maneira de colher essa corrente para fora do quadro. Essa captação da corrente para fora do quadro é feita por um dispositivo chamado coletor.

3.2 - Servomotor
Servomotor  é uma máquina, mecânica ou eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livrementesem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores; servomotores são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.
Esses servomotores são divididos por três componentes básicos: sistema atuador, sensor e circuito de controle. 
Sistema Atuador - é constituído por um motor...
tracking img