A pratica no estagio supervisionado de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DAS AULAS PRATICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONFIGURAÇÕES DA PRATICA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO.






RESUMO: O momento histórico no qual vivemos exige uma reflexão sobre as estratégias usadas em sala de aula para o ensino da Biologia. Este artigo descreve as configurações da pratica de estagio supervisionado usadas em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, do Colégio EstadualAbdias Menezes, em Vitoria da Conquista - Ba, no ano de 2012. O presente trabalho tem como objetivo principal comparar a eficiência da utilização das modalidades didáticas exposição teórica e exposição teóricoprática, no processo ensino-aprendizagem em Biologia. A experimentação e a aprendizagem dos alunos são pontos de desenvolvimento e discussão deste artigo. Procurou-se analisar as idéias dosalunos antes e após o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema desenvolvido, portanto, constitui-se numa pesquisa qualitativa. Os resultados comprovam a eficácia da exposição teórico-prática, no processo ensino-aprendizagem em Biologia.

Palavras- chave: aulas praticas.ensino de biologia. Estagio supervisionado






















As disciplinas de Ciências e Biologiapassaram por diversas reformulações, influenciadas por fatores, tendências educacionais e o contexto-social, experienciados nas diferentes décadas. Atualmente, percebe-se uma crescente busca por estratégias para que o ensino dessas disciplinas estimule a curiosidade dos alunos e que os tornem capazes de compreender, explicar e intervir de forma consciente na natureza. Para tal se faz necessárioque a relação entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno se estreite cada vez mais, ou seja, que a ponte entre a ciência e a sociedade seja desobstruída (Laburú et.al. 2003).
Segundo Delizoicov e Angotti (2002), o atual contexto histórico no qual vivemos tem solicitado reflexões sobre as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino de Biologia emescolas publicas. O encorajamento e o desenvolvimento do saber Científico são necessários por possibilitarem ao aluno uma melhor compreensão do processo evolutivo da ciência, como também das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. Sabe-se que o ensino da Biologia tem como função o despertar do raciocínio científico e não somente a exposição de conteúdos informativos.
ParaKrasilchik (2000), a necessidade de realização de aulas práticas, para tornar o ensino de Biologia mais dinâmico e atrativo, tem sido discutido por muitos anos principalmente no que refere as propostas de inovação dos currículos escolares. Assim, sabe-se que o ensino prático foi introduzido a longa data e as justificativas para a sua implantação foram e tem sido mudadas conforme os objetivos dopróprio ensino das Ciências ao longo do tempo a partir de ações de profissionais e estudantes da área.
Segundo a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes, o estágio é uma das etapas da formação profissional que tem como finalidade proporcionar ao aluno uma vivência da realidade onde exercerá sua função docente. Para tanto, as atividades deestágio devem permear ações de análises críticas, questionamentos e práticas de ensino com uma forte ligação às teorias educacionais vigentes. A Resolução CNE/CP 1/2001 assim como o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas UFG (2003), preconizam que o estágio curricular supervisionado deverá ser realizado em escolas de educação básica, a partir do início da segunda metade do curso e seravaliado conjuntamente com a instituição formadora e a escola campo.
Segundo Barreiro e Gebran (2006) o estágio deve ser entendido como espaço em que os saberes pedagógicos não ocorrem de forma estanque, mas sim pela interação entre as várias áreas de conhecimento. Os autores ainda argumentam que o estágio deve propiciar aos estudantes não apenas a vivencia em sala de aula, mas também o contato...
tracking img