sistemas administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Sistemas

O aparecimento da Teoria geral dos sistemas forneceu uma base para a unificação dos conhecimentos científicos nas últimas décadas. (LUDWIG VON BERTALANFFY 1901-1972) concebeu esse nome no início da década de 1920, criando em 1954 a Societyfor General Systems Research. Bertalanffy introduziu esse nome para descrever as características principais das organizações comosistemas, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
A Teoria Geral dos Sistemas, segundo o próprio Bertalanffy, tem por finalidade identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, e da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. De acordo com o autor, existem certos modelos ou sistemas que,independentemente de sua especificidade, são aplicáveis a qualquer área de conhecimento. Tais modelos impulsionariam uma tendência em direção a teorias generalizadas. Assim, como princípios gerais que na verdade, são idéias vinculadas ao desenvolvimento e ao surgimento da automação e da cibernética, Bertalanffy propõe uma nova teoria cientifica, a Teoria Geral de Sistemas, que tem leis semelhantes às quegovernam sistemas biológicos. Nessa formulação teórica, o autor incorpora os conceitos fundamentais dos postulados anteriores do sistema biológico e das matemáticas correlatas.
Um sistema se define como um complexo de elementos em interação de natureza ordenada e não fortuita. A Teoria Geral dos Sistemas é interdisciplinar, isto é, pode ser utilizada para fenômenos investigados nos diversos ramostradicionais da pesquisa cientifica. Ela não se limita aos sistemas materiais, mas aplica-se a todo e qualquer sistema constituído por componentes em interação. Além disso, a Teoria Geral dos Sistemas pode ser desenvolvida em várias linguagens matemáticas, em linguagem escrita ou ainda computadorizada.
A aplicação do pensamento sistêmico, segundo (KAST & ROSENZWEIG), tem uma particular importânciapara as ciências sociais, além de apresentar um estreito relacionamento entre a teoria e sua aplicação a diversas áreas do conhecimento humano. A teoria de sistemas possibilitou, por exemplo, a unificação de diversas áreas do conhecimento, pois “sistema
é um conjunto de elementos em interação e intercâmbio com o meio ambiente (environment). Ou ainda, conforme define (LITTLEJOHN)”, um 4 sistemapode ser definido como um conjunto de objetos ou entidades que se inter-relacionam mutuamente para formar um todo único. Além disso, para entendermos a teoria de sistemas e sua difusão, devemos levar em conta duas características obrigatórias aos sistemas sociais:
Propriedades fundamentais dos Sistemas:
1º Funcionalismo: embora esta palavra apresente várias conotações, fundamentalmente o termodá ênfase a sistemas de relacionamento e à unificação das partes e dos subsistemas em um todo funcional. O funcionalismo procura ver nos sistemas suas partes componentes, realçando que cada elemento tem uma função a desempenhar no sistema mais amplo. Isto significa que cada elemento de um subsistema tem um papel a desempenhar um sistema mais amplo.
2º Holismo: um conceito estreitamenterelacionado ao do funcionalismo, é a concepção de que todos os sistemas se compõem de subsistemas e seus elementos estão inter-relacionados. Isto significa que o todo não é uma simples soma das partes, e que o próprio sistema só pode ser explicado como uma globalidade. O Holismo representa o oposto do elementarismo, que encara o total como soma das partes individuais. Assim, o conceito de organização comoum sistema complexo de variáveis torna-se cada vez mais importante na sua análise e compreensão.

Principais Conceitos da Teoria dos Sistemas
Tipos de sistemas: fechado e aberto. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação das organizações em sistemas fechados ou abertos. Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo...
tracking img